Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O Campus Viana
Início do conteúdo da página

O Campus Viana

Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2016, 07h56 | Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2017, 16h48

O Campus Avançado Viana é um dos 22 campi do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, criado pela lei 11892, de 29 de dezembro de 2008. Implantado no final de 2014, o campus Viana oferta os cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio e Tecnólogo nas áreas de Logística.

História do campus

No ano de 2014, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes Ademar Manoel Stange solicitou à professora Edna dos Reis que criasse um projeto de um campus avançado para o município de Viana.

Na ocasião, a professora entrou em contato com o Prefeito de Viana Gilson Daniel Batista que mostrou-se interessado em ter o instituto no município e resolveu ceder por 60 anos uma área em que funcionou a Faculdade de Estudos Sociais Aplicados de Viana - FESAV. A área estava desocupada porém, dadas as condições da edificação, a prefeitura iniciou uma reforma nas instalações.

Enquanto isso, a professora Edna dos Reis e o Diretor Lodovico Ortlieb Faria reuniaram-se com os empresários do município de Viana e constataram grande demanda para cursos de Logística. Neste mesmo período, enquanto se aguardava a preparação da infraestrutura para a instalação do campus Viana, foram criados o corpo gestor, o pedagógico e o técnico-administrativo.

O campus iniciou suas atividades nas dependências do campus Cariacica com cursos de extensão nas áreas de Informática Básica, Almoxarifado e Logística. No primeiro semestre de 2015, ainda com as reformas em andamento, iniciou-se a criação do corpo docente. Nesse semestre foram idealizados os projetos dos cursos Técnico Integrado a Logística e Tecnólogo em Logística.

O campus Viana entrou em funcionamento no segundo semestre de 2015 com o curso Tecnólogo em Logística. A aula inaugural ocorreu no dia 09 de agosto de 2015. Em 2016, teve inicío as primeiras turmas do Curso Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio e curso Técnico em Logística concomitante na modalidade Pronatec, sendo duas turmas para cada curso, totalizando 4 turmas iniciais.

Atualmente, o IFES campus Viana é o único campus avançado do Espírito Santo. Isto significa que ele está vinculado ao campus Cariacica sendo uma extensão deste IFES. A tendência é que o campus se transforme em uma nova unidade, desde que haja investimento. Um campus avançado significa uma maior abrangência das ações do Ifes no município de Viana.

Fim do conteúdo da página