Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Semana de boas-vindas e acolhimento aos estudantes marca início do ano letivo de 2022 com aulas 100% presenciais
Início do conteúdo da página

Semana de boas-vindas e acolhimento aos estudantes marca início do ano letivo de 2022 com aulas 100% presenciais

Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2022, 17h21 | Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2022, 18h30

A Comissão Organizadora da Semana de Boas-Vindas no Ifes Campus Viana, em parceria com diversos setores de apoio ao ensino, realizou o primeiro evento 100% presencial após atividades remotas que ocorreram em decorrência da Pandemia do Coronavírus. As atividades de boas-vindas ofereceram informações e orientações fundamentais relacionadas às formas de desenvolvimento das rotinas de ensino e de aprendizagem, com muita troca de conhecimento, de acolhimento e de integração.

A programação contou com a presença do professor Ailton Junior com a palestra “Neurociência e controle emocional para a aprovação no vestibular” para os alunos dos terceiros anos. Essas turmas também tiveram a oportunidade de assistir às palestras "A relevância da logística na defesa civil" com o Sargento Almeida e o Engenheiro Raikaro e "Como acelerar sua Empregabilidade com LinkedIn" com Marcio Berber. Sobre a última palestra, os alunos Saulo Barreto e Manuely Meireles comentam:

A palestra do Márcio Berber foi um divisor de águas na minha vida estudantil e na minha carreira profissional. Aprendi coisas incríveis sobre o mercado de trabalho e como usar o Linkedin ao meu favor, e assim poder me destacar. Sou extremamente grato ao Ifes por nos proporcionar essa grande oportunidade que com certeza nos ajudará a sair na frente no mercado de trabalho.

Foram palavras de incentivo que mudaram a imagem que tinha do meu futuro. Tenho uma ideia maior do que eu também posso escolher ser. Também percebi que mais dedicação é essencial.

As turmas de segundo ano contaram com a presença de Pedro Lucas, ex-aluno do Ifes de São Mateus, que organizou um debate sobre a importância do Grêmio Estudantil e incentivou a autonomia de organização dos estudantes. Ademais, o professor Antelmo da Silva Júnio, do Ifes Campus Vitória, apresentou a palestra "História e papel social do Ifes" com o objetivo de salientar o papel histórico do instituto ao longo dos anos de sua criação – e fortalecer a contribuição dos estudantes nessa história.

As turmas de primeiro ano e primeiro período do Curso Superior em Logística tiveram uma programação especial voltada para o conhecimento das normas e dos funcionamentos administrativos do campus. Com esse objetivo, Sérgio Taquini apresentou o Regulamento da Organização Didática (ROD) e parâmetros importantes do Código de Ética. A Coordenadora de Registros Acadêmicos Marcilana detalhou os procedimentos relacionados à vida acadêmica dos alunos. Além disso, a bibliotecária Lorrany explicou sobre o funcionamento, serviços oferecidos e normas de uso da biblioteca. Com base no Protocolo de Retorno às Atividades Presenciais, a enfermeira Rita orientou os alunos com o objetivo de fornecer diretrizes para mitigar potencial transmissibilidade do novo coronavírus nos ambientes institucionais. Como parte da programação, realizou-se uma tour pelo Campus Viana e, neste momento, os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma atividade prática no laboratório de Química e Biologia. A auxiliar de Laboratório Natalia Caroliny, como guia do passeio, pode observar que “a visitação dos alunos aos laboratórios do campus foi uma experiência incrível. Foi possível perceber muito entusiasmo e um grande sentimento de curiosidade por parte dos estudantes ávidos por suas vivências futuras nestes ambientes. É muito bom ver e sentir essa aura. Que tenhamos boas experiências nos laboratórios do campus Viana nos próximos anos.”

Por fim, a turma de primeiro período do Curso Superior em Logística foi recebida com uma fala da direção e, em seguida, da coordenadora Bianca Passos Arpini que apresentou o funcionamento da graduação e de suas diretrizes curriculares. Com a mediação do professor Adonai Lacruz, também tivemos um Bate-papo com ex-alunos do campus que falaram sobre a vida acadêmica e as oportunidades de estudo após a conclusão do curso superior.

É com muita alegria e entusiasmo que recepcionamos vocês, calouros e veteranos, em mais um início de semestre letivo.

WhatsApp Image 2022 04 01 at 15.31.54  WhatsApp Image 2022 03 31 at 17.27.27  WhatsApp Image 2022 03 30 at 17.16.03 WhatsApp Image 2022 03 31 at 14.45.52 WhatsApp Image 2022 03 30 at 17.43.11 1 WhatsApp Image 2022 03 31 at 17.11.22  WhatsApp Image 2022 03 31 at 14.50.31   25 26

registrado em:
Fim do conteúdo da página