Página inicial > Notícias > Como atualizar os dados cadastrais no Sistema Acadêmico

Como atualizar os dados cadastrais no Sistema Acadêmico

Publicado: Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 12h34 | Última atualização em Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 12h46

Todos os estudantes devem manter seus dados cadastrais atualizados.

Depois de regularmente matriculado, cabe ao próprio estudante informar os dados completos ou atualizá-los através do Sistema Acadêmico.

Por que isso é importante?

Manter seus dados atualizados:
- agiliza a emissão de documentos como certificados, diplomas, históricos e outros;
- garante que as informações nos documentos estejam corretas;
- permite que o instituto realize levantamentos importantes para a tomada de decisões;
- possibilita o envio dos dados pertinentes ao COBE para que os estudantes possam obter o cartão passes escolares;
entre outros.

Como faço para atualizar meus dados cadastrais?

1. Acesse academico.ifes.edu.br.

2. Clique em “Aluno” e insira o login e a senha.

01 atualizacaodedadoscadastrais

3. Role a página e prossiga clicando no ícone “Pedido de Alteração de Dados Cadastrais”.

02 atualizacaodedadoscadastrais

4. Verifique todos os seus dados cadastrais. Em caso de estudante menor de idade, recomendamos que faça a atualização com os pais ou responsáveis. Clique na caixa de verificação () ao lado dos itens cujos dados deseja solicitar alteração. Itens não selecionados não serão enviados.

03 atualizacaodedadoscadastrais

5. Um dos campos mais importantes que deve ser preenchido é a "Renda Per Capita", pois é a partir desta informação que o Governo Federal nos envia recursos para a assistência estudantil. Para obter esta informação, deve-se somar todas as fontes de renda disponíveis para a família do estudante. Em seguida, contar o número total de membros na família, incluindo pais, irmãos e outros dependentes. Finalmente, dividir a renda total pelo número de membros da família. Esse resultado representará a renda per capita. Quando preencher este campo no sistema, escolha a faixa de renda que mais se aproxima do resultado obtido.

04 atualizacaodedadoscadastrais

6. Depois que fizer todas as alterações, clique no botão "Enviar" no final da página.

05 atualizacaodedadoscadastrais

7. Os dados não serão alterados imediatamente. É necessário que a Coordenadoria de Registros Acadêmicos autorize as alterações, por isso, aguarde a alteração.