Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2017, 08h28 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 18h16

Índice de Artigos

 

      horizons

Clique aqui  e veja mais fotos da biblioteca

A biblioteca do Ifes Campus Viana tem por finalidade oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão. Destina-se, a alunos regularmente matriculados em todos os níveis de ensino do instituto, seus professores, servidores e a comunidade em geral para consultas in loco.

Missão

A Biblioteca do Ifes Campus Viana tem a missão de promover o acesso à informação de forma eficiente e atualizada e de buscar novas alternativas de gestão  da informação que possam contribuir para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

Objetivo

Dar assistência ao corpo docente e discente na pesquisa bibliográfica dos trabalhos desenvolvidos; Disseminar a informação; Estimular a prática de  leitura de todos os usuários; Apoiar a educação teórico-pedagógica vinculando-a à leitura; Favorecer o diálogo intercultural e a diversidade cultural;  Garantir, a todo tipo de usuário, acesso as informações do acervo, inclusive com implementação de políticas que favoreçam a acessibilidade;  Facilitar e promover o acesso à informação, independente do suporte em que esta se encontra registrada;  Estabelecer políticas para a aquisição e ampliação do acervo bibliográfico a fim de atender as necessidades dos usuários; Zelar pela guarda, preservação e conservação do acervo bibliográfico.

Instalações Físicas

O espaço conta com ambiente de estudos em grupo e individualizado, com acesso aos títulos do acervo para consulta, bem como para empréstimos domiciliares.

Horário de Funcionamento
Segunda à sexta-feira:
das 08h às 21h

Serviços oferecidos
Consulta ao acervo composto por livros, publicações periódicas e multimeios (CD's e DVD's);  orientações em pesquisas, visitas guiadas, auxílio na normalização de trabalhos acadêmicos, elaboração de Ficha Catalográfica e acesso à internet.


Empréstimo de Materiais

Através do sistema Pergamum é realizado o empréstimo de livros e demais materiais mediante senha pessoal e apresentação da carteira de identificação estudantil, podendo o usuário realizar renovações e reserva de livros, as quais poderão ser realizadas pela internet ou pessoalmente na biblioteca.

Caso o exemplar pretendido pelo usuário não esteja disponível para empréstimo, poderá ser realizada a sua reserva. Assim que o material objeto de reserva for devolvido, o usuário recebe um e-mail informando a sua disponibilidade pelo prazo de 24 horas.

 A devolução dos materiais poderá ser realizada por qualquer pessoa. Nos termos da Resolução C.S. nº 12/2009, a não observância do prazo de devolução do exemplar implica em pagamento de multa de R$ 1,00 (um real) por dia de atraso.

 

Usuário Tipo de Material Qtde Prazo
Aluno Livro e/ou material adicional 03 07 Dias
Aluno de graduação Livro e/ou material adicional 05 07 Dias
Servidores Livro e/ou material adicional 05 14 Dias
Estagiários Livro e/ou material adicional 03 07 Dias

 

CONSULTA AO ACERVO


O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), disponibilizou serviço de acesso às normas da ABNT e Mercosul para toda a comunidade acadêmica, por meio da plataforma Target GEDWeb. O acesso é realizado  via Sistema Pergamum. Para mais informações, procure a Biblioteca de seu campus.

Minha Biblioteca

Tutorial de primeiro acesso às bibliotecas virtuais via Moodle

A Minha Biblioteca é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva– que oferece às instituições de ensino superior uma plataforma prática e inovadora para acesso digital a um conteúdo técnico e científico de qualidade.
Através da Minha Biblioteca, os estudantes têm acesso rápido e fácil a milhares de títulos acadêmicos das principais publicações de áreas como direito, ciências sociais aplicadas, saúde, entre outras.

- Acesso à Minha Biblioteca

Alunos
Login: matricula
Senha:cpf (só os números)

Servidores
Login: siape
Senha:cpf (só os números)

Acesso à sala no Moodle contendo as plataformas Pearson e Minha Biblioteca
Obs.: Ao acessar a sala, o usuário terá acesso livre à Plataforma Pearson, porém a Plataforma Minha Biblioteca solicitará outro usuário e senha, visto que só os alunos dos cursos EaD, curso técnico e de Pós-Graduação presenciais terão acesso a esta plataforma.

Biblioteca Domínio Público

O portal da Biblioteca Domínio Público constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Google Book

Google Book e um site do Google para busca de livros na Internet. Pode ser acessadas partes de livros ou livros na íntegra, bem como referência, resumo e informações sobre a obra. Se o livro não for protegido por direitos autorais ou se a editora conceder permissão, ou for de domínio público, poderá ser visualizado um trecho do livro e, em alguns casos, o texto na íntegra.

Biblioteca Digital Mundial

Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são: - Promover a compreensão internacional e intercultural; - Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet; - Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral; - Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.

The National Academies Press

Mais de 4 mil títulos disponibilizados, com texto integral, gratuitamente pela Academia Nacional de Ciências dos EUA

Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações reúne centenas de teses e dissertações de universidades de todo o País. É uma ferramenta útil para quem está fazendo a sua monografia e precisa de fontes acadêmicas.

Biblioteca Digital e Sonora 

Biblioteca Digital Sonora, com acesso gratuito, mas exclusivo para pessoas com deficiência visual, reúne diversos materiais no formato digital para facilitar o acesso dessas pessoas aos conteúdos.

Project Gutenberg

O portal Project Gutenberg reúne livros e documentos que estejam no domínio público de todo o mundo. Lá, é possível encontrar as obras originais de grandes nomes da literatura mundial.


ChemWeb.com

Consulta gratuita a 32 bases de dados, algumas com acesso livre ao texto completo, inclusive a Beilstein Abstracts; o ACD - Available Chemicals Directory, 
com informações sobre compostos e produtos químicos distribuídos por mais de 470 fornecedores; o Conference Centre, guia de congressos, conferências e eventos; o Portal para o Chemistry Preprint Server, o ChemGuide e o ChemDexPlus.
(http://www.chemweb.com)

Dialnet

É um portal de difusão da produção científica especializado em ciências humanas e sociais. Sua base de dados, de acesso livre, 
foi criada pela Universidad de La Rioja (Espanha) e constitui-se de uma hemeroteca virtual que contém os índices das revistas científicas da Espanha, Portugal e América Latina, incluindo também livros (monografias), 
teses de doutorados e outros tipos de documentos.
(http://dialnet.unirioja.es/)

ERIC

Conteúdo: referências bibliográficas e resumos de artigos de periódicos no Resources in Education (RIE) e no Current Index to Journal in Education. São arroladas bibliografias de 750 periódicos especializados na área de Educação.
(http://www.eric.ed.gov/)

Orientador Adviser

Base de dados que apresenta o Índice Brasileiro de Bibliografia de Administração (IBBA) e o Índice Brasileiro de Bibliografia de Economia (IBBE). Na sua versão para a
Internet inclui referências bibliográficas com informações atualizadas mensalmente, contendo registros cobrindo sempre no mínimo os três anos mais recentes sobre os assuntos Administração e Economia, respectivamente. Acesso universal.
(http://www.orientador.com.br/)

Prossiga

Portal de informações brasileiras em ciência e tecnologia. É constituído por um banco de dados de localizadores de informações que direciona os usuários para sites 
brasileiros que tratam das atividades de ciência e tecnologia, desenvolvidas em instituições de pesquisa, institutos de tecnologia e universidades de todo o país.
(http://prossiga.ibict.br/)

 

WorldWideScience

Base de dados que grande parte das informações está disponível gratuitamente e domínio aberto. São cerca de 95 bases de dados e portais de mais de 70 países nas áreas de energia, 
medicina, agricultura, meio ambiente e ciências básicas, incluindo o acesso a fontes de dados científicos.
(http://worldwidescience.org/)

 


Periódicos Capes

       periodicoscapes
O Portal de Periódicos da Capes foi lançado em novembro de 2000 e é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, reunindo conteúdo científico de alto nível disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. Oferecendo acesso a textos selecionados em mais de 37 mil publicações periódicas internacionais e nacionais e às mais renomadas publicações de resumos, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na web.

Portal de Periódicos - Orientações para o acesso remoto via CAFe

REPOSITÓRIO ONLINE PROEDU
O ProEdu é o repositório de objetos educacionais da rede profissional e tecnológica (Rede e-Tec Brasil) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação.
Os objetos educacionais são armazenados e catalogados para acesso público universal nesse repositório, promovendo o compartilhamento e oferta de conteúdo educacional acessível como política pública do Estado, bem como a ampliação do conteúdo disponibilizado. Desta forma, o ProEdu garante que os materiais didáticos produzidos com recursos públicos, em especial, os financiados pela Rede e-Tec Brasil tenham distribuição gratuita e de maneira irrestrita.
Como suporte à Rede e-Tec Brasil, nosso objetivo é a disseminação dos materiais didáticos elaborados e validados para os Cursos de Formação Profissional de nível técnico.

REVISTA PRODUÇÃO ONLINE
A Revista Produção Online, uma revista da ABEPRO, objetiva qualificar e dar ampla visibilidade à produção científica da área de Engenharia de Produção e áreas correlatas. A Editoria da Revista para o triênio de 2018-2020 será exercida pelos Prof. Dr. André Luís Helleno e o Prof. Dr. Antonio Cezar Bornia. O plano de trabalho para o triênio abrange ações relevantes para a ampliação do reconhecimento do periódico na comunidade científica brasileira e internacional e, como consequência, atendimento aos critérios vigentes na Comissão de Engenharia III para manutenção ou melhoria do conceito do periódico no QUALIS/CAPES, bem como critérios de indexação em base de dados.

REVISTA ELETRÔNICA PRODUÇÃO E ENGENHARIA
A Revista Eletrônica Produção e Engenharia foi criada em 2007, como resultado da evolução natural dos trabalhos e atividades desenvolvidos pelo Fórum Mineiro de Engenharia de Produção. A Revista tem como objetivo fomentar a disseminação de conhecimento em Engenharia de Produção, através da publicação de artigos que apresentem conceitos, metodologias e resultados teóricos e práticos que contribuam para o desenvolvimento das empresas, dos profissionais, da sociedade e da produção científica.

REVISTA DE GESTÃO E OPERAÇÕES PRODUTIVAS
A natureza heterogênea das questões mais relevantes presentes na Engenharia de Produção exige diferentes perspectivas de trabalho, tanto sob a perspectiva empírica/ prática quanto sob a perspectiva teórica/conceitual. Sob este aspecto, esta revista eletrônica tem como objetivo estimular a disseminação do conhecimento em Engenharia de Produção e campos afins a partir da publicação de trabalhos realizados por docentes, discentes e profissionais da área.

TRANSPORT & LOGISTICS: THE INTERNATIONAL JOURNAL
O TRANSPORTE E LOGÍSTICA é uma revista de acesso aberto internacional, revisada por pares e de arbitragem rápida, que fornece um fórum avançado para estudos relacionados a transporte e logística.

GEPROS
A Revista Gepros teve o estrato qualis atualizado na Plataforma Sucupira em 2015 e ela está avaliada como B4 na área de Engenharias III e como B3 na Administração. A Revista GEPROS é um periódico acadêmico publicado em versão eletrônica do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Bauru.

TRANSPORTES
TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é o único periódico técnico-científico nacional que publica artigos em todos os campos da Engenharia de Transportes e ciências afins. Manuscritos submetidos para publicação são analisados por especialistas de renome nacional e internacional. TRANSPORTES tem periodicidade quadrimestral e é uma publicação da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes - ANPET, uma entidade que reúne pesquisadores, especialistas e estudantes do Brasil e do exterior.

PAINEL LOGISTICO
O Portal e a Revista Painel Logístico trazem notícias e reportagens completas e confiáveis sobre mercado de logística do Brasil, contando com um editorial independente e moderno.

REVISTA DE LOGÍSTICA DA FATEC-CARAPICUÍBA
A REVISTA DE LOGÍSTICA DA FATEC-CARAPICUÍBA tem como missão concentrar a produção acadêmica da área de logística em um ponto de referência que apresenta práticas e abordagens, atuando como um canal de discussão e destaque das temáticas mais relevantes do contexto contemporâneo.


 

Contatos

Biblioteca

E-mail biblioteca: Biblioteca.va@ifes.edu.br

Bibliotecária:

Lorrany Oliveira Muller Amorim - lorrany.muller@ifes.edu.br

 


 

Multa - Doação de livros

Quitação de multa

 


 

Perguntas frequentes

 

1. Qual horário de funcionamento da biblioteca?
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira de 08 às 21h.

2. Quem pode utilizar a biblioteca?
A biblioteca é aberta aos alunos, professores, técnicos administrativos e ao público geral (comunidade).

3. Qual a quantidade de materiais que posso tomar emprestado e quanto tempo posso permanecer com eles?
A quantidade de material que você poderá retirar está vinculada a sua categoria de usuário. Confira os prazos e quantidades na página de Empréstimo.


4. Como proceder se a minha senha for esquecida?
No caso de esquecimento de senha, o usuário deverá comparecer ao balcão de atendimento da biblioteca com um documento oficial com foto.

5. Como pesquisar no acervo da Biblioteca ?
O acervo da Biblioteca pode ser consultado através do sistema Pergamum. Link:http://biblioteca.ifes.edu.br/pergamum/biblioteca/index.php

6. Qual o valor da multa caso o material não seja devolvido na data prevista?
R$1,00 (um real) – por dia de atraso, para cada item emprestado na modalidade “normal”
R$5,00 (cinco reais) - por dia de atraso, para cada item emprestado na modalidade “especial” e para chave de guarda-volumes.
Para evitar transtornos, devolva o material em dia para não pagar multa. Fique de olho na data de devolução impressa no seu comprovante de empréstimo.

7. Como devo proceder para renovar os materiais da Biblioteca?
O usuário poderá renovar seu empréstimo 2 (duas) vezes online e 1 (uma) vez no balcão de atendimento, desde que não exista reserva do acervo em questão.
Deve-se tentar este procedimento com antecedência, pois a biblioteca não abonará multas por atrasos decorrentes do não sucesso na renovação.

8. Como proceder em caso de perda, dano ou roubo de material emprestado sob minha responsabilidade?
Você deve comunicar imediatamente o fato à Biblioteca a que está vinculado, a qual informará as providências para reposição.

9. Por que guardar as bolsas e mochilas nos armários?

Pedimos a todos que procuram os serviços da biblioteca que guardem bolsas e mochilas nos armários antes de entrar no ambiente. Os motivos dessa prática são para proteger seus pertences e zelar pelo acervo.

10. Por que não devolver os livros nas estantes?
Quando solicitamos que os usuários não devolvam os livros nas estantes, o principal objetivo é manter a organização nas estantes para rápida recuperação quando algum livro é solicitado para empréstimo ou consulta. Outro motivo é a estatística de consulta local dos livros (coletamos diariamente os dados de consulta de livros e revistas na biblioteca), sendo assim, solicitamos que se você retirou algum livro da estante, por favor deixe-o sobre uma mesa ou deitado na estante.

11. Por que não é permitido comer e beber nas dependências da biblioteca?
Não é permitido comer e beber na biblioteca, pois existem computadores e livros disponíveis para os usuários. Quando comemos na biblioteca, deixamos lixo nas mesas e computadores ou mesmo sujamos os livros com restos de comida, estamos criando um ambiente propício para proliferação de bactérias e insetos nocivos aos materiais sensíveis como computadores e o papel dos livros

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página