Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

Publicado: Segunda, 04 de Outubro de 2021, 13h46 | Última atualização em Terça, 19 de Março de 2024, 17h40

Índice de Artigos

Conheça a nossa biblioteca

A biblioteca do Ifes - Campus Viana tem por finalidade oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão. Destina-se, a alunos regularmente matriculados em todos os níveis de ensino do instituto, seus professores, servidores e a comunidade em geral para consultas in loco .

Missão

A biblioteca do Ifes - Campus Viana tem a missão de promover o acesso à informação de forma eficiente e atualizada e de buscar novas alternativas de gestão da informação que possam contribuir para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.


Objetivo

Dar assistência ao corpo docente e discente na pesquisa bibliográfica dos trabalhos desenvolvidos; Disseminar a informação; Estimular a prática de leitura de todos os usuários; Apoiar a educação teórico-pedagógica vinculando-a à leitura; Favorecer o diálogo intercultural e a diversidade cultural; Garantir, a todo tipo de usuário, acesso as informações do acervo, inclusive com implementação de políticas que favoreçam a acessibilidade; Facilitar e promover o acesso à informação, independente do suporte em que esta se encontra registrada; Estabelecer políticas para a aquisição e ampliação do acervo bibliográfico a fim de atender as necessidades dos usuários; Zelar pela guarda, preservação e conservação do acervo bibliográfico.

 

Instalações Físicas

O espaço conta com ambiente de estudos em grupo e individualizado, com acesso aos títulos do acervo para consulta, bem como para empréstimos domiciliares.


Serviços oferecidos

Consulta ao acervo composto por livros, publicações periódicas e multimeios (CD's e DVD's); orientações em pesquisas, visitas guiadas, auxílio na normalização de trabalhos acadêmicos, elaboração de Ficha Catalográfica e acesso à internet.
  

 

 


 

Biblioteca Pearson    Bilioteca MinhaBiblioteca 

capesperiodicos   Biblioteca MeuPergamum 

Biblioteca Target GedWeb    Biblioteca RepositorioInstitucional

 

 

 


 

A biblioteca é administrada pela bibliotecária Lorrany Oliveira Muller Amorim que, nos horários de funcionamento da mesma, encontra-se no balcão à disposição para sanar qualquer dúvida.

 

Contatos:

 Lorrany Oliveira Muller Amorim

Email: lorrany.muller@ifes.edu.br

 

Biblioteca Ifes - Campus Viana

Email: biblioteca.via@ifes.edu.br

Telefone: 3083-4652

 


 

O software Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas – é utilizado para o gerenciamento de serviços e de acervo, permitindo a recuperação de informações sobre qualquer item disponível, além da efetuação de empréstimo, aviso de liberação de reservas, renovação pela Internet, envio de recibos, cadastramento de área de interesse, entre outras funcionalidades.

 

Tutoriais:

CONSULTA AO ACERVO foto

 

 

Acesso ao sistema:

 

Biblioteca MeuPergamum

 


Os débitos podem ser consultados em “Meu Pergamum” Em Serviços > Empréstimo > Débitos.

Acesse com número de matrícula e senha cadastrada na Biblioteca.

Resolução de Multa 69/2020 do Ifes

PAGAMENTO DE GRU VIA PIX
Link: https://pagtesouro.tesouro.gov.br/portal-gru/#/pagamento-gru
Confira as orientações: Clique aqui

Caso prefira o pagamento via boleto GRU, é possível escolher a opção no mesmo link.

Importante: 

Após o pagamento, favor enviar o comprovante ENVIAR O com o n.º de Matrícula e nome completo para:
biblioteca.via@ifes.edu.br

 


 Para acessar, clique na imagem do seu interesse.

 

dominio publico 

 Biblioteca digital composta, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.

 

        BDTD15

Biblioteca Digital de Teses e Disertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia (IBCT), integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique suas teses e dissertações produzidas no país e no exterior, dando maior visibilidade a produção científica nacional. 

         

 archive   

O Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos 501 (c) (3), está construindo uma biblioteca digital de sites da Internet e outros artefatos culturais em formato digital.

 

       logo brapci

Bases de dados referencial da área de Ciência da Informação. Recupera artigos de mais de 37 periódicos brasileiros da área. 

     

     doab

Diretório de livros de vários temas disponíveis de forma gratuita na Internet.

 

 

eric large

Base de dados bibliográfica da área de Educação, desenvolvida pelo Instituto de Ciência da Educação (IES) do Departamento de Educação dos Estados Unidos.

 

 

ufsm

Revista de Administração da UFSM / ReA UFSM (eISSN 1983-4659) consiste em um periódico acadêmico-científico em formato online da área de Gestão, classificado no Qualis / CAPES no extrato B1 nesta área do conhecimento.

 

 

rca

A Revista de Ciências da Administração (RCA) tem como foco a divulgação da produção científica em Ciências da Administração, objetivando contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento. 

 

 

read 

A REAd publica ensaios e trabalhos teórico-empíricos das diversas áreas da Administração. 

 

logo cultura 1

 Publica livros em primeira edição apenas nos formatos digitais, com a possibilidade de download gratuito.

 

 


 

Em breve.

 


As sugestões de compra devem ser realizadas no formulário abaixo, podendo ser solicitada por qualquer usuário vinculado a instituição. Orientamos que antes de preencher o formulário consulte nosso catálogo e sinalize obras não disponibilizadas no acervo, mas que constam nas ementas das disciplinas ou fazem parte dos grupos de pesquisa do campus.

Qualquer dúvida entrar em contato: biblioteca.via@ifes.edu.br

 

Formulário de Sugestão de Aquisição

 


 

Dicionário da Língua Brasileira de Sinais

 

 

barradologo

O Braille Virtual é um curso on-line aberto, público e gratuito, destinado à difusão e ensino do sistema Braille a pessoas que vêem.

 

acess

o Repositório tem possibilitado o acesso a recursos digitais importantes para a a educação de surdos em diferentes formatos como vídeos,  texto e fotografias.


Conforme consta na Portaria nº 151, de 21 de janeiro de 2020, todos os trabalhos de conclusão de curso (TCCs, TFCs) deverão ser depositados no Repositório Institucional (RI) do Ifes. Dessa forma, depois da defesa e da realização de possíveis correções sugeridas pela banca examinadora, é preciso observar as etapas a seguir, para entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso (monografia e artigo) na Biblioteca do campus Viana.

1.Após a apresentação/defesa do trabalho:

O/a discente deverá enviar para o e-mail biblioteca.via@ifes.edu.br ou lorrany.muller@ifes.edu.br, com o assunto [ENTREGA DE TCC/TFC], arquivo da versão final do trabalho, para que a Biblioteca verifique se os elementos necessários para inserção no RI estão presentes (para todos os tipos de trabalho) e elabore a ficha catalográfica (apenas para as monografias). O retorno da Biblioteca poderá ocorrer em até 7 (sete) dias úteis, principalmente se houver necessidade de elaboração de ficha catalográfica;

IMPORTANTE: Para o tipo de documento "ARTIGO" não há necessidade de elaboração de ficha catalográfica

2. o/a discente preencherá o Termo de Autorização de Publicação assinará (a assinatura poderá ser digital ou o documento poderá ser digitalizado depois de assinado) e enviará ao/à seu/sua orientador/a;

3.o/a orientador/a incluirá o Termo de Autorização de Publicação do trabalho no SIPAC, escolhendo o tipo de documento "Termo de Autorização para Disponibilização Eletrônica - Ifes" (documento automaticamente classificado como RESTRITO); inserirá sua assinatura via sistema; e enviará à Coordenadoria de Biblioteca para arquivamento;

4.Depois que receber retorno da Biblioteca, o/a discente procederá autoarquivamento da versão final no Repositório Institucional, com o auxílio do/a orientador/a, e aguardará a validação da submissão, cujo comprovante será enviado para a conta de e-mail cadastrada pelo/a discente, podendo ele servir de recibo de quitação de entrega do trabalho. Mas atenção: a validação somente será feita se todas as etapas ora informadas forem seguidas.

 

FORMULÁRIOS
 
OBS: imprimir frente e verso 
 

 

Repositório Institucional 

Repositório Institucional 

TUTORIAL PARA SUBMISSÕES NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

registrado em:
Fim do conteúdo da página