Informe - Comissão de Ética

Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 14h26 | Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2022, 17h52

A Comissão de Ética do Campus Viana nesse mês de novembro está realizando um trabalho com os todos os alunos do campus, conscientizando sobre normas de conduta após os acontecimentos recentes envolvendo a comunidade externa. As orientações têm como base os princípios e fundamentos previstos no Código de Ética e Disciplina do Corpo Discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) com o intuito de ampliar as discussões e estimular a construção coletiva de estratégias para a reflexão sobre comportamentos e práticas inadequadas para a convivência saudável na coletividade, seja dentro ou fora da Instituição.

O Campus Viana  possui cerca de 270 estudantes, regularmente matriculados, no nível de ensino médio e superior. A comissão de ética se propõe a ser um espaço de formação dos estudantes, a partir da resolução de tensões e conflitos da comunidade interna. Qualquer membro da comunidade escolar pode fazer uma denúncia sobre algum fato que se configura como ato de indisciplina grave ou ato infracional, previsto no Código de Ética. Para tanto, haverá um formulário próprio disponível na CGEN.

Cabe ressaltar que os processos disciplinares são estruturados garantindo a ampla defesa e as medidas educativas são voltadas para a formação cidadã e integração da comunidade escolar.

A comunidade externa tem acompanhado o crescimento da Instituição e o Ifes preza pela boa convivência com o seu entorno. Nesse sentido, é importante lembrar do canal da ouvidoria do Ifes voltado para reclamações, elogios ou sugestões: Clique aqui e saiba mais

Cabe ainda registrar que toda e qualquer denúncia sobre fatos que coloquem em risco a integridade física e moral de estudantes, devidamente comprovada, tem sido objeto de apuração da gestão, sendo dados os devidos encaminhamentos juntos aos órgãos competentes, com os quais a instituição tem mantido a devida articulação de acordo com as normas constitucionais.

O Ifes Campus Viana enfatiza que está de portas abertas para ouvir a comunidade interna e externa.