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NAPNE

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 15h13 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 10h05

Índice de Artigos

O que é o NAPNE?

O NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, é um núcleo propositivo e consultivo formado por membros da CSP (Coordenadoria sociopedagógica) e por professores de diferentes áreas do saber.
O NAPNE tem como objetivo discutir e envolver a comunidade escolar em ações inclusivas, que zelem pelo acesso, permanência e êxito dos estudantes com deficiências, temporárias ou permanentes, no âmbito educacional. Essas ações abrangem o público-alvo da educação especial e possuem desdobramentos para toda a comunidade escolar.
Além dos representantes citados, podem integrar a equipe outros servidores do IFES e pessoas da comunidade escolar, preocupados com questões relativas à inclusão educacional dos estudantes.
Os integrantes do NAPNE - IFES Campus Avançado Viana, atualmente se reúnem na primeira quarta-feira de cada mês, em reunião denominada ordinária. Além da reunião ordinária, podem ocorrer outras, denominadas extraordinárias ou ampliadas, a depender de necessidades identificadas pelos participantes.

 

Funções

- Identificar, acolher, atender e acompanhar os estudantes com necessidades educacionais específicas, respeitando sua singularidade. Esse atendimento e acompanhamento devem ocorrer de maneira sistemática, com encontros, reuniões e outros expedientes sendo mobilizados periodicamente, de acordo com as possibilidades desse Núcleo.

- Realizar diagnóstico da demanda inicial apresentada pelos estudantes com necessidades educacionais específicas, com o objetivo de definir os procedimentos pedagógicos e institucionais necessários para apoiar o estudante com necessidades educacionais específicas com vistas a garantir sua permanência, participação e aprendizagem.

- Articular os diversos setores da Instituição nas atividades relativas à inclusão e diversidade, definindo prioridades, recursos financeiros, pessoas e todo material didático-pedagógico a ser utilizado.

- Participar de todo processo sobre inclusão e diversidade no campus, a partir dos editais para ingresso de estudantes no campus.

- Assessorar o preenchimento de documentos relacionados ao processo escolar dos estudantes.

- Propor aquisição de materiais técnicos e pedagógicos voltados para os estudantes com necessidades educacionais específicas.

- Primar pela manutenção e zelo dos materiais técnicos e pedagógicos voltados para os estudantes com necessidades educacionais específicas.

 

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