Página inicial > Notícias > Projetos de Matemática selecionam alunos bolsistas para cadastro de reserva

Projetos de Matemática selecionam alunos bolsistas para cadastro de reserva

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 17h08 | Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2017, 09h24

Projetos de Matemática selecionam alunos bolsistas para cadastro de reserva

O projeto “Educação Matemática na perspectiva histórico-cultural: experiências em práticas pedagógicas e formação de professores”, do qual participa o professor Lauro Chagas e Sá, está selecionando alunos de Ensino Médio e Graduação para atuarem como bolsistas de Iniciação Científica ou, ainda, como voluntários. O projeto está concorrendo no Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti), que têm o objetivo de despertar vocação científica em estudantes do Ifes, além de estimular o desenvolvimento de atividades de pesquisa que busquem soluções inovadoras.

Para os alunos do Ensino Médio integrado, a oportunidade está no projeto “O Clube da Matemática e a integração curricular na Educação Profissional”. Nesta pesquisa, será retomada a contribuição de diferentes pesquisadores que investigam a integração curricular, inserindo a matemática na realidade do mundo da Logística. Para concorrer à bolsa de R$ 100,00, o aluno deve atender aos requisitos listados no item 8 do Edital 04/2017.

Já os alunos da Graduação em Logística poderão pleitear uma vaga no projeto “Modelagem matemática de problemas logísticos: analisando atividades de Pesquisa Operacional à luz da Teoria de Leontiev”. Ao longo deste projeto, serão realizadas simulações e aproximações, visando determinar modelos matemáticos que descrevam situações do contexto da Logística. Com efeito, este plano de trabalho analisará, a partir do Materialismo Histórico-Dialético, a construção social do profissional da área de Logística neste ambiente de aprendizagem. Para concorrer à bolsa de R$ 400,00, o candidato deve atender aos requisitos listados no item 8 do Edital 05/2017.

Os interessados terão até o dia 09 de julho para se inscrever. A seleção acontecerá por meio de análise de quatro itens: coeficiente de rendimento, carta de intenção, prova escrita de Matemática e prova escrita de Inglês Básico. As provas serão aplicadas no dia 11/07, de 16h20 às 18h. O resultado final será divulgado a partir do dia 14 de julho. As bolsas serão contratadas pelo período que vai de 1º de agosto deste ano até 31 de julho de 2018.

Inscreva-se.

Resultado Parcial Graduação.

Resultado Parcial Ensino Médio.

Gabarito da prova.

Resultado Final Ensino Médio.

Resultado Final Graduação.