Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Setembro Amarelo 2019
Início do conteúdo da página

Setembro Amarelo 2019

Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 16h39 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 14h48
O Setembro Amarelo é uma campanha que acontece mundialmente e visa a conscientização para a prevenção do suicídio.
 
O suicídio é considerado um problema de saúde pública e é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.
 
No Brasil, 1 pessoa a cada 45 minutos comete suicídio e, no mundo, 1 pessoa a cada 45 segundos. Pelo menos o triplo de pessoas já tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos.
 
A maioria das pessoas que tentam ou cometem suicídio emitem vários sinais de alerta.
 
Fique atento e procure ajuda!
 
 
Precisa conversar?

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Para mais informações, clique aqui ou disque 188.
 
 
 
Dentre as ações planejadas para a campanha do Setembro Amarelo, já foram distribuídas frases motivacionais pelo campus, além de cartazes nas salas de aula para que os estudantes possam expressar seus sentimentos e conhecimentos sobre o tema.

No dia 10/09, terça-feira, todos os alunos e servidores estão convidados a usar uma peça de roupa amarela. Nesse dia haverá um momento de integração dos alunos e servidores, com música, fotos e leitura de frases motivacionais.

Na última semana do mês haverá palestra para alunos, pais e servidores, com a seguinte programação:

27/09 (Sexta-Feira)
  •  15h10: Palestra para os alunos do Curso Técnico integrado ao Ensino Médio (turmas 2A, 2B e 3A) e servidores com Dra. Marcelina M. de Lima (Psicóloga).

  •  16h30: Palestra para os alunos do Curso Técnico integrado ao Ensino Médio (turmas 1A, 1B e 3B) e servidores com Dra. Marcelina M. de Lima (Psicóloga).

  •  18h: Palestra para os pais dos alunos do Curso Técnico integrado ao Ensino Médio com Dr. Valber D. Pinto (Psiquiatra).

  •  19h30: Palestra para os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Logística e servidores com Dr. Valber D. Pinto (Psiquiatra).


Na última sexta-feira (27), aconteceu no IFES Campus Avançado de Viana o Ciclo de Palestras do Setembro Amarelo. O Evento contou com a participação da psicóloga Dra. Marcelina M. de Lima que ministrou a palestra “Setembro Amarelo: sua vida importa!” para os alunos do Curso Técnico integrado ao Ensino Médio.
Para os pais e para os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Logística, a palestra foi ministrada pelo psiquiatra Dr. Valber D. Pinto com o tema “Fatores de risco e de proteção ao suicídio”.

Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em, pelo menos, dez vezes.
Estima-se que 90% das mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Esse dado mostra como as ações de prevenção são importantes.

O mês de setembro chegou ao fim, porém atividades de conscientização para prevenção do suicídio precisam acontecer durante todo o ano.




registrado em:
Fim do conteúdo da página