Página inicial > Notícias > Estudantes do IFES Campus Viana desenvolvem aplicativo para Encontro de Pós-graduandos na UFES

Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 13h56 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 13h59

A Universidade Federal do Espírito Santo - Campus Vitória, sediou, entre os dias 11 e 13 de Setembro, o III Encontro de Pós-graduandos da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO). Esta entidade, que reúne pesquisadores experientes e estudantes de pós-graduação de diversos estados do Brasil, incentiva a pesquisa, divulgação e o ensino da História Moderna e Contemporânea ao longo do século XIX (entre 1750 a 1930).

Com o intuito de ajudar os participantes a obter informações sobre o Encontro, os alunos Cleiton Chuengue de Oliveira, Flávio Manenti, Matheus Teixeira de Aguiar e Raphael de Carvalho Xismendes Nery, do terceiro ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Logística do Ifes Campus Viana, sob a supervisão das professoras de Tecnologia da Informação, Adriana da Costa Barbosa, e de História, Geisa Lourenço Ribeiro, desenvolveram o aplicativo SEO.

A ideia de desenvolver o aplicativo ocorreu a partir de um pedido realizado pela Comissão Organizadora do Encontro, composta por docentes e discentes da UFES. A proposta, realizada em fevereiro de 2019, foi imediatamente aceita e incluída no Projeto de Ensino de Programação do nosso Campus. O aplicativo permite a consulta da programação e do mapa do evento. Além disso, disponibiliza informações turísticas da Grande Vitória, que foram de grande ajuda para os participantes de outros estados e de outros países.

No dia 11 de setembro, os alunos Raphael de Carvalho Xismendes Nery e Matheus Teixeira de Aguiar participaram da Conferência de abertura do evento com o Dr. Hans Ulrich Gumbrecht, da Universidade de Stanford/USA, cujo tema foi: "Como o conceito estendido de Iluminismo faz parte do presente de 2019? Sobre a periferia de uma tradição normativa".

Nesse dia, nossos estudantes receberam os agradecimentos da Presidente da SEO, professora Drª Tânia Bessone (UERJ), e da professora Drª Adriana Pereira Campos (UFES), Presidente da Comissão Organizadora do evento e responsável por lançar o desafio do aplicativo.

A qualidade do aplicativo, a integração entre História e as novas tecnologias, bem como a parceria entre IFES e UFES, foram motivos de comemoração no Encontro e na SEO.

Alunos e professoras do Campus responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo: