Página inicial > Notícias > Estudantes participam de Oficina do Projeto de Extensão "Cineclube Inova Jovem"

Estudantes participam de Oficina do Projeto de Extensão "Cineclube Inova Jovem"

Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2019, 14h23 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 14h39

O Cineclube Inova Jovem é um Projeto de Extensão do Campus Viana vinculado ao Núcleo de Arte e Cultura.
A iniciativa explora o papel social do Ifes de oferecer serviços à comunidade, e tem como missão estimular os alunos a traçar paralelos entre o conteúdo aprendido em sala de aula e a realidade que os cerca, para formar não apenas bons profissionais, mas também cidadãos conscientes.
O projeto conta com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), e possui parceria com a Agência de Desenvolvimento Social Jovem de Cariacica (Adesjovem) e o Coletivo Formate.

O Coletivo Formate ofereceu uma oficina de cineclube para os alunos do Ifes Viana, que puderam compreender o sentido político do movimento cineclubista como lugar de debate e ressignificação do espaço cultural. A oficina acontece em três etapas, e a primeira foi realizada no dia 09/10/2019, no auditório do Campus. As fotos da iniciativa foram registradas por Juliana Gama, do Coletivo Formate.

O projeto é realizado desde 2016. Neste semestre, os integrantes estudam sobre o bairro Universal, onde o Campus está localizado. Um dos desafios é a gravação de vídeos com o uso do celular que retratem a história das ruas do bairro Universal. A proposta da iniciativa é a iniciação no cineclubismo por meio da linguagem audiovisual.
De acordo com o professor responsável pelo Inova Jovem, Robson Malacarne, a produção deste vídeo permitiu a discussão de temas como a violência simbólica, que perpassa o cotidiano juvenil. “O cineclube colabora ao abrir espaço para a discussão destas temáticas pois, a partir da produção dos vídeos, o espectador passa a ser também produtor do audiovisual”, destaca.

Confira aqui um dos vídeos já produzidos.