Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Semana de Educação para a vida - 2021
Início do conteúdo da página

Semana de Educação para a vida - 2021

Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 13h08 | Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 16h00

Índice de Artigos

Design sem nome 1

Há mais de um ano, a vida de todas as pessoas, em escala planetária, foi transformada drasticamente. O mundo tal como o conhecíamos desmoronou. Neste processo, ficamos (e ainda estamos) desorientadas(os), aflitas(os) e, em certa medida, desesperançosas(os). Depois que o chão ruiu sob nossos pés, fomos obrigadas(os) a construir novos caminhos, a pensar novos mundos; felizmente, para tal empreitada, ainda existe família, amigos e amores: peças fundamentais no processo de recuperação e fortalecimento, em grupo, em tribo, em rede.

Somada a essa equação está a ARTE. Afinal de contas, quantas músicas, séries, filmes, novelas, poemas e narrativas em geral não nos acompanha(ra)m durante esses dias de pandemia e isolamento social? Seja como forma de recarga energética ou simples entretenimento, as peças artísticas estavam lá para tornar os dias menos duros e a vida mais possível. As linguagens artísticas nos ajuda(ra)m a não embrutecer pelo contato com áspera e fria realidade factual da vida concreta.

A partir de tais premissas, os Núcleos de Arte e Cultura (NAC), de Atendimento à Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), de Gênero e Sexualidade (NGS) e de Tecnologias Educacionais (NTE) do campus Avançado Viana apresentam a proposta para a “Semana de Educação para a Vida 2021”: “A arte existe porque a vida não basta”.

Inspirados na fala do poeta maranhense Ferreira Gular, os Núcleos desenvolverão, entre os dias 22 a 24 de junho, atividades tais como palestras, sarau e oficinais com o objetivo de pensar e discutir a importância do fazer e do fruir artísticos em nossas vidas. O evento será realizado inteiramente de modo virtual e é aberto ao público. O único processo de inscrição requerido é para quem desejar participar de alguma das oficinas oferecidas (todas acontecerão no mesmo dia e horário: 23 de junho, de 14h às 15h).

A atividade está em conformidade com a Lei nº11.988, de 27 de julho de 2009, que cria a semana de Educação para a vida nas escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo o país.

 

Confira a programação:

22 de junho - Roda de conversa

Início: 18h

Abertura do evento: Palestra com o Prof. Orlando Lopes Albertino

Apresentação Musical: MC Adkito

23 de junho - Oficinas

1) Cineclube (Camila Rios) - Neste cineclube, a professora Camila Rios (Artes) estará com você assistindo e dialogando sobre alguns curtas-metragens e trechos de outras obras ("Vida Maria", "Scarlett", "Paper man", "Cuerdas" e "Black Mirror"). Prepare a pipoca e venha se divertir e aprender. Inscreva-se clicando aqui.

2) Cineclube (Geisa Ribeiro) - A sessão de Cineclube organizada pela professora Geisa vai exibir dois vídeos. O primeiro será “Tolerantia”, de Ivan Ramadan; e o segundo será “Alike”, de Daniel Martínez Lara & Rafa Cano Méndez. São duas animações curtas que não demandam proficiência em outro idioma. A partir dessas duas obras, vamos conversar sobre o papel da arte na reflexão sobre alguns valores importantes na construção da nossa sociedade e como ela pode nos afetar. Inscreva-se clicando aqui

3) Clube de Leitura (Flávia Pissarra) - Objetivo: Demonstrar a potência da leitura enquanto projeto de vida para a juventude. Inscreva-se clicando aqui

4) Clube do Minecraft (Robson Malacarne) - Objetivo: Demonstrar como o jogo pode ser utilizado para discussão da cultura e da arte. Inscreva-se clicando aqui.

5) Dança circular no forró (Alba Janes) - A oficina focará na vivência musical na forma de dança circular. Os povos usam as danças de roda nas suas culturas e no Brasil, música e dança estão presentes no folclore. Os estilos musicais, xote, baião e xaxado junto com o movimento coreográfico compõem a dança circular que será vivenciada nesta oficina. Inscreva-se clicando aqui.  

6) Conhecendo um pouco da realidade brasileira por meio dos “pancadões” (Thalismar Gonçalves) - A proposta da oficina é proporcionar, de forma lúdica, uma reflexão sobre a realidade brasileira a partir de algumas letras de funk, produzida em diferentes momentos, desde os anos 1970/1980 até o período atual. Inscreva-se clicando aqui

24 de junho (Fechamento)

Horário: 14h

Palestra "Cuidados no mundo virtual " - Doutora Claudielli Pozzi Menegardo 

Sarau Virtual (Mediador: Prof. Rafael da Silva Marques)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página