Alunos do campus Viana avançam para a próxima etapa da Olimpíada de Língua Portuguesa
Alunos do campus Viana vencem a etapa municipal e se classificam para a etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa, em sua 7ª edição.
A Olimpíada de Língua Portuguesa reconhece o trabalho de professores(as) e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. O concurso, é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC. Para saber tudo sobre o concurso é necessário acessar o site www.escrevendoofuturo.org.br
Parabenizamos aos alunos da Turma 1A, que produziram e selecionaram os documentários representantes do Ifes Viana na 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, e que foram vencedores na Etapa Municipal.
GÊNERO: DOCUMENTÁRIO
1. Documentário: Toc! Toc! Não abra a porta agora
Sinopse: Já parou para pensar em como tem se sentido nos tempos de quarentena em relação ao lugar onde mora? Neste documentário, mostraremos três visões, de três pessoas, demonstrando como está sendo isso. O objetivo é promover a reflexão de como o lar tornou-se simultaneamente um espaço para o alívio e estresse nesses últimos tempos.
Link do documentário: em breve
Alunos: Mariana Gaspar Xavier, Ariel Francisco de Oliveira e Kayke Souza Evangelista
2. Documentário: Terra de Congo
Sinopse: Este documentário aborda a história do Carnaval do Congo de Máscaras, que acontece na cidade de Cariacica, localizada no Espírito Santo. A tradição desempenha relevante papel social, histórico, religioso e cultural importante para a região, além de divulgar em âmbito nacional o Congo Capixaba e o Estado.
Link do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=MH7sTOeCCvw
Alunos: Otávio Augusto da Silva Vieira, Davi Duarte Cucco e Rebeca Oliveira Savergenini
3. Documentário: Vista Dourada: pelo olhar transformador de Dona Antônia
Sinopse: Vista Dourada é um bairro do município de Cariacica - localizado no estado do Espírito Santo -, fundado na década de 1960. No início, não havia infraestrutura básica, contudo, no decorrer dos anos, isso melhorou com a ajuda de projetos sociais, liderados por Dona Antônia e outros moradores. Nesse sentido, o documentário retrata a história do bairro a partir de Dona Antônia, uma mulher negra que foi excluída e, ainda assim decidiu transformar não só sua vida, mas também a de todos ao seu redor.
Link do documentário: https://youtu.be/I6LQpEoKb3I
Alunos: Maui M. Araújo, Miguel S. Vieira e Raian P. Gomes
4. Documentário: As dificuldades dos trabalhadores
Sinopse: Este documentário retrata as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores do Espírito Santo, mais precisamente no município de Cariacica durante a pandemia, tais como o desemprego, e as dificuldades no home office. A situação é evidenciada por meio dos depoimentos de pessoas que vivenciaram a situação, como o Caleb - comerciante -, Raquel - que começou a trabalhar em home office devido a pandemia -, e Joelson que ficou desempregado.
Link do documentário: em breve
Alunos: João Pedro Nunes, João Vitor Gama, Ana julia Uceli
5. Documentário: O minério na praia de Camburi
Sinopse: Este documentário retrata o problema que o minério causa há anos na praia de Camburi, no município de Vitória, estado do Espírito Santo. Em razão disso, torna-se um impedimento para os pescadores, para os moradores e para o meio ambiente, que é o maior prejudicado. Embora essa situação esteja sendo resolvida, ainda há agravantes que dificultam o fim dos transtornos.
Link do documentário: em breve
Alunos: Isabela Fernandes, Byanca Satiro, Sandro Brito Miranda
6. Documentário: A criminalidade em Cariacica
Sinopse: Este documentário visa abordar a situação conflitante pela qual vivem os moradores do município de Cariacica, localizado no estado do Espírito Santo, em razão do alto índice de criminalidade, que afeta e causa danos aos moradores dessa região.
Link do documentário: em breve
Alunos: Livia Santos, João Vitor Sanção, Tony
7. Documentário: No lugar onde vivo tem o Convento da Penha
Sinopse: Este documentário elucida a história do Convento da Penha, cartão postal do Espírito Santo, considerado um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil. Suas obras iniciaram por volta do ano de 1558 e até, hoje, mais de 450 anos depois, continua de pé e atraindo, todos os anos, milhares de fiéis e visitantes, que buscam conhecê-lo e se espiritualizar.
Link do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=me5Bh6ZOPkw&feature=youtu.be
Alunos: Maria Clara de Souza, Natália Gouvea Castão, Joyce Luiza Gouvêa das Posses
8. Documentário: Não venha para o Espírito Santo!
Sinopse: O Sudeste é a região mais visitada de todo o Brasil, enquanto o Espírito Santo é o menor e mais esquecido dentre os outros três estados que o ofuscam: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Esse documentário busca mostrar, não somente para os de fora, mas também para os próprios capixabas, que nossa terra não se resume a uma área apagada do mapa, mas sim a um lugar lindo, cheio de histórias, motivo de orgulho. Viver no Espírito Santo é um privilégio que só a gente tem.
Link do documentário: em breve
Alunos: Débora Neves, Eduarda Mattos e Luriani Liberato
9. Documentário: Areia monazítica
Sinopse: O documentário conta sobre a curiosa praia da Areia Preta, localizada na cidade de Guarapari. Não só conhecida pela sua areia preta, bem como pela sua peculiaridade de ser uma areia radioativa. A praia além de ser famosa por essas características, também é um ótimo lugar para se visitar com a família.
Link do documentário: em breve
Alunos: Ana Carolina, Thaina, Mylena
10. Documentário: A intolerância Racial no Brasil
Sinopse: Este documentário aborda a temática dos problemas causados pela intolerância racial utilizando a apresentação de fatos que demonstram a grandeza das consequências geradas pela prática de tal ato.
Link do documentário: em breve
Alunos: Robert Zanetti, Halana Rigoni e Maria Eduarda da Silva Custódio
11. Documentário: Araçatiba, história, cultura e tradições disseminadas pelo tempo
Sinopse: Cercada de belas paisagens, orgulho de uma população descendente de escravos. Araçatiba carrega história e cultura andando de mãos dadas com suas tradições.
Link do documentário: https://youtu.be/uyJQBsD6t2I
Alunos: Davi, Natã e Mical
Redes Sociais