Página inicial > Notícias > Professores do Ifes Viana participam de projetos selecionados da FAPES - Universal

Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 14h48 | Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 16h27

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES, com o Edital 03/2021, publicou o resultado da seleção Universal. E entre os contemplados estão os projetos com participação dos professores do Campus Viana. Neste edital, foram selecionados apenas projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, nas diferentes áreas de conhecimento.

Confira os projetos selecionados:

PROJETO PILOTO DO PACTO ECOLÓGICO CAPIXABA: UMA PROPOSTA EMANCIPATÓRIA CRÍTICA E TÉCNICA PARA CAPACITAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE VIANA

O projeto surgiu diante da necessidade em fomentar e fortalecer o sistema de agricultura orgânica e agroecológica no âmbito do Município de Viana. O professor Robson Malacarne do Campus Viana e Fabiene Passamani Mariano do Campus Guarapari são os pesquisadores principais do projeto coordenado por Elda Coelho de Azevedo Bussinguer (IDAPES). A equipe é integrada pela Pesquisadora Colaboradora Isabela de Deus Cordeiro (MPES) e pelo pesquisador colaborador Eduardo Silva de Paula (FDV).

Projeto Abandono Escolar na Educação Básica Brasileira: aplicação de modelo multinível com dados de avaliação educacional

O propósito do projeto é investigar o abandono escolar na educação básica brasileira a partir da análise de indicadores educacionais (isto é, as características da dependência administrativa e da escola) para o período 2018 a 2021, tendo as escolas como unidade de observação. O professor Adonai Jose Lacruz do Campus Viana é o coordenador do projeto, Fagner Carniel (UEM) e Helio Zanquetto Filho (UFES) são os pesquisadores principais e Ralf Luis de Moura ( FAESA) e Bruno Luiz Americo (UFES) atuam como pesquisadores colaboradores.

Para mais informações, acesse FAPES