Página inicial > Notícias > Ifes marca presença no 5° Seminário Sys.terna

Ifes marca presença no 5° Seminário Sys.terna

Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 11h39 | Última atualização em Terça, 30 de Novembro de 2021, 11h43

O evento acontecerá presencialmente no ESX - Espírito Santo Innovation Experience.

Local: Praça do Papa - Av. Nossa Sra. dos Navegantes, 127 - Jesus de Nazareth, Vitória - ES, 29052, Brasil.

O evento seguirá todos os protocolos de segurança sanitária, definidos pelo Governo do Estado.O uso de máscaras de proteção facial é obrigatório durante todo o tempo de permanência no evento.

Atenção: será necessária a apresentação do comprovante de esquema vacinal completo da COVID-19 para acesso ao evento. "

Tema:

Cidade da Inovação: qual o futuro dos antigos Galpões do IBC?
Para inovar há necessidade da cidade acolher a diversidade de coletivos criativos. No Seminário Sys.terna o propósito é reconhecer os desafios da travessia de modo a vislumbrar a cidade da inovação: sustentável e socialmente inclusiva!

Debatedores:

Jadir Pela - Reitor do Ifes
É Reitor e Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Doutor em Produção Vegetal, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Possui Mestrado em Educação Agrícola, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Licenciatura Plena em Técnicas Industriais, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou como Diretor Geral da Escola Técnica Federal do Espírito Santo e do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (CEFETES). Foi Presidente do Conselho dos Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica do Brasil (CONCEFET) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Exerceu o cargo de Secretário de Estado da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTI) do Espírito Santo. Presidiu o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI). Foi membro do Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fabrício Noronha: Secretário de Estado da Cultura
Secretário da Cultura do Espírito Santo e Presidente do Fórum Nacional de Secretários e
Dirigentes Estaduais de Cultura. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo, além de artista e produtor cultural, desenvolveu, ao longo dos últimos 10 anos, projetos e produtos em todo o território nacional, na área de tecnologia, educação e cultura – dialogando com coletivos, artistas, pesquisadores, institutos culturais e universidades. Como idealizador e coordenador de projetos culturais, trabalhou de maneira recorrente com importantes instituições brasileiras

Denio Rebello Arantes - Secretario de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento
Professor Titular do Instituto Feral do Espírito Santo e atualmente ocupa o cargo de Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides). Graduado em Bacharelado Em Física pela Universidade de Brasília, graduado em Bacharelado Em Matemática pela Universidade de Brasília, mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas / Max-Planck Institut Stuttgard. Foi por dois mandatos Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Foi Vice- presidente e Presidente do Conif. Instituidor da Fundação de Apoio ao Ifes, a Facto.

Moderadora:

Regiane Teodoro Amaral - Diretora Geral do Ifes Campus Viana
Diretora Geral do Ifes Campus Viana. Bacharel em Estatística Pela Universidade Federal do Espírito Santo
e Mestre em Estatística Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa

Facilitadores:

Robson Malacarne (Poiein/Ifes)
Pós-doutor em Desconstrução e Sustentabilidade pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil) e pela Universidade de Lisboa (Portugal). Professor do Ifes - Campus Viana. Co-líder do Núcleo Poiein. Coordenador de Pós-graduação e Extensão. Coordenador adjunto da Pesquisa Desenvolvimento Regional Sustentável (IJSN/Ufes/Ifes) - Arranjo 2; Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades do Ifes (PPGEH)

Orlando Lopes (Poiein/Ufes)
Poeta, professor de Literatura (Ufes). É Licenciado em Letras, com mestrado em Estudos Literários (PPGL/UFES) e doutorado em Literatura Comparada (DLC/UERJ).Coordenador do Programa de Extensão RELer&fazer (Ufes), Coordenador do Seminário Metodológico Economia Criativa no ES e Co-Líder do Núcleo Poiein. Foi bolsista como extensionista e pesquisador em Economia Criativa pela SEC/MinC/Fundação Carlos Chagas, secretário de Cultura da Ufes e membro do Conselho de Economia Criativa da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Conect/Findes).

Saiba mais:https://www.sympla.com.br/5-seminario-systerna-no-esx__1427204

Inscrições: AQUI