Página inicial > Notícias > 28 de abril - Dia Mundial da Educação

28 de abril - Dia Mundial da Educação

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 18h08 | Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 18h08

O dia mundial da educação tem o intuito de incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos. O dia da Educação foi escolhido no dia 28 de abril no Fórum Mundial de Educação, quando foi firmado o compromisso com 164 países, inclusive o Brasil, simbolizando o acordo entre essas nações diante do desenvolvimento da educação até 2030.A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, quando adotada em setembro de 2015, reconheceu que a educação é um pilar essencial para os seus objetivos, em particular, o Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável n.º4 que assume o compromisso de garantir oportunidades educativas inclusivas e de qualidade, bem como de aprendizagem ao longo da vida. Em 2023, o tema é investir nas pessoas, priorizar a educação.

Com 22 campi em funcionamento, incluindo o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), além de 3 campi em implantação, o IFES se faz presente em todas as microrregiões capixabas em funcionamento e integrado a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com instituições que têm o compromisso social de oferecer educação profissional pública, gratuita e de excelência a jovens e trabalhadores, do campo e da cidade, promovendo uma educação cidadã e comprometida com o desenvolvimento social, científico e tecnológico. Dessa forma, o IFES Campus Viana reconhece que o dia da educação deve ser visto como uma oportunidade de reflexão sobre quais foram as conquistas alcançadas até o momento e o que ainda pode ser feito para buscar avanços na promoção da qualidade do ensino. Isso ajuda a delinear um caminho no qual a valorização da educação seja peça-chave para uma sociedade com equidade e respeito aos direitos humanos.