Página inicial > Notícias > Na lábia da escrita de contos: bate-papo com Sarah Vervloet e Hugo Estanislau.

Na lábia da escrita de contos: bate-papo com Sarah Vervloet e Hugo Estanislau.

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 17h45 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 17h45

Em comemoração ao Dia Nacional da Leitura, celebrado no dia 12 de outubro e instituído por meio da Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, o Ifes de Viana promove um encontro de seus estudantes com os escritores Sarah Vervloet e Hugo Estanislau. O bate-papo marca a primeira edição do evento “Na lábia da escrita”, que pretende ser uma ação anual de inventivo à leitura promovida pelos professores de língua portuguesa Yan Siqueira e Rafael Marques. Por fim, o Slam Identidade encerrará o evento com um sarau.

Como preparação para esse encontro, os alunos, durante as aulas de língua portuguesa, leram e debateram alguns contos dos livros “A superfície do mundo” (2015), da autora Sarah, e de “Boneca: atrás da feição oca” (2015), do escritor Hugo. Deste modo, o ponto de partida da conversa com os convidados será o processo de escrita das narrativas curtas lidas em sala de aula – assim, a atividade tem o gênero textual “conto” como elemento central. Além de aprenderem mais sobre esse texto literário, é também uma oportunidade de os estudantes conhecerem a literatura produzida no Espírito Santo a partir de seus autores e compreenderem sobre as possibilidades de produção e difusão da literatura nas terras capixabas.

Para encerrar o evento, o Slam Identidade, criado e organizado por mulheres durante o ano de 2023, apresentará um sarau com algumas de suas produções. Embora recente, o grupo tem organizado eventos itinerantes pela Grande Vitória e conta com a participação de Hellen Vitória, aluna do terceiro ano, como uma de suas principais articuladoras. O perfil do instagram do grupo é: instagram.com/slamidentidade.

Evento: Na lábia da escrita de contos: bate-papo com Sarah Vervloet e Hugo Estanislau.

Local: Auditório do Ifes de Cariacica.

Horário: 13h30min às 16h.

Conheça mais dos escritores convidados:

Sarah Vervloet publicou Contos e microcontos (2013) e A superfície do mundo (2015). Foi também cronista do Jornal A gazeta (Vitória/ES, 2015-2016). É professora de Língua Portuguesa, Mestra em Letras e Doutora em Educação. Para ela, escrever e viver se confundem e se diluem. Por isso, é pesquisadora na área de escrita literária, professora e orientadora de escrita, e escritora nas frestas do dia a dia. Vai publicar, em breve, Luar é verbo: notas sobre a fluidez (Editora Patuá), A ilha de Max (Essentia Editora) e Perspectivas didáticas da escrita literária para o ensino médio (Essentia Editora).

Hugo Estanislau, 34, nasceu em Cariacica/ES. É empregado público e escritor. Publicou, pela Editora Pedregulho, o livro de contos "Boneca" (2016), o romance "O ato do tio" (2020), o romance "Um futuro em Cenataum, a fuga" (2021). Foi selecionado pela editora Urutau para publicação do livro de contos "Receita de família" editado em 2021. Seus contos também foram premiados na coletânea de contos do II prêmio UFES de literatura (2014). Mantém, com muito abuso, o blog http://hugoestanislau.blogspot.com/ e a conta no instagram @estanislau.hugo".