Página inicial > Notícias > Aconteceu - Dia da Consciência Negra 2023

Aconteceu - Dia da Consciência Negra 2023

Publicado: Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 14h00 | Última atualização em Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 14h03

No dia 20 de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra, um momento significativo para relembrar e honrar a luta da população afro-brasileira contra a opressão em nosso país. Essa data é simbólica, marcando o suposto dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que continua sendo um ícone de resistência e perseverança.

Em 2023, comemoramos também os 20 anos da Lei Nº 10.639, um marco que introduziu novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. Esta legislação destaca a importância de abordar em sala de aula a cultura afro-brasileira como um elemento constituinte da sociedade brasileira, reconhecendo negros e negras como sujeitos históricos. Ela valoriza o pensamento de destacados intelectuais negros brasileiros, bem como a riqueza da cultura, incluindo música, culinária, dança, e as religiões de matriz africana. Além disso, foi essa lei que estabeleceu o próprio Dia da Consciência Negra.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Viana não deixou passar em branco essa data tão significativa. Na Semana da Consciência Negra de 2023, o campus dedicou dois dias de eventos para explorar e celebrar a herança africana, cuja influência na identidade brasileira foi, por muito tempo, silenciada e invisibilizada.

Na segunda-feira, 20 de novembro, os alunos dos primeiros e segundos anos brilharam ao apresentar suas salas temáticas, incluindo peças teatrais, jogos e culinária, enriquecendo nosso conhecimento sobre a rica diversidade étnica africana. Essas apresentações não apenas informaram a comunidade interna e externa, mas também promoveram a compreensão e o respeito pelas raízes culturais afro-brasileiras.

No dia seguinte, terça-feira, 21 de novembro, todos os estudantes do campus participaram de diversas oficinas que abordaram aspectos como capoeira, jogos de matriz africana, dança, slam, literatura, samba e religiões brasileiras de matriz africana. Essas atividades ofereceram uma experiência prática e envolvente, proporcionando uma compreensão mais profunda da riqueza e diversidade da cultura afro-brasileira.

É crucial recordar este dia e sua história, continuando a aprender sobre a cultura afro-brasileira. Ao fazermos isso, fortalecemos nossa capacidade de lutar unidos contra todas as formas de preconceito e racismo. A Semana da Consciência Negra no Ifes campus Viana foi mais do que uma celebração; foi um compromisso renovado com a promoção da igualdade, respeito e valorização da diversidade em nossa comunidade educacional.

WhatsApp Image 2023 11 21 at 19.30.03WhatsApp Image 2023 11 21 at 19.46.30 1WhatsApp Image 2023 11 21 at 19.16.03