Página inicial > Notícias > Semana Indígena Celebra a Cultura e a Luta dos Povos Yanomami no Ifes Campus Viana

Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2024, 03h25 | Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2024, 03h36

Nos dias 8, 9 e 10 de agosto, o Ifes Campus Viana promoveu a Semana Indígena, com o tema "Yanomami: Lutas do Passado, Presente e Perspectivas de Futuro". O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) de Viana, proporcionou um espaço de reflexão e celebração da rica cultura dos povos Yanomami, ao mesmo tempo em que destacou os desafios enfrentados por essas comunidades.

Salas Temáticas: Conhecimento e Conscientização

No primeiro dia do evento (08/08), os estudantes do segundo e terceiro ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Logística apresentaram salas temáticas que abordaram diferentes aspectos da cultura e da história Yanomami. As apresentações destacaram os grandes desafios enfrentados pelos povos indígenas, particularmente os impactos negativos da expansão econômica e predatória em seus territórios. Desde a década de 1970, a presença de garimpeiros e a construção de infraestrutura, como estradas e hidrelétricas, têm causado desmatamento, contaminação da água com mercúrio e sérios problemas de saúde. Os alunos também enfatizaram a resistência desses povos, que, com o apoio de organizações indígenas e aliados, continuam lutando para proteger suas terras e sua cultura.

Jogos Tradicionais Indígenas: Valorização Cultural e Integração

Na sexta-feira (09/08) e no sábado letivo (10/08), ocorreram os Jogos Tradicionais Indígenas do Campus Viana (Joticav). Essa competição envolveu atividades como corrida de tora, cabeçobol e peteca, todas inspiradas nas tradições esportivas dos povos indígenas brasileiros. Os jogos proporcionaram não apenas um momento de integração entre os estudantes, mas também uma oportunidade de reforçar o conhecimento sobre as tradições e habilidades dos povos autóctones. Organizados de forma colaborativa, os jogos promoveram o espírito de equipe e a valorização das tradições culturais indígenas.

Reflexão e Compromisso com a Diversidade Cultural

A Semana Indígena no Ifes Campus Viana foi uma experiência educativa e enriquecedora, que ampliou o conhecimento dos alunos sobre a cultura e a história dos Yanomami. Além de celebrar essas tradições, o evento reforçou o compromisso da escola com a valorização e o respeito pela diversidade cultural. Espera-se que essa experiência inspire a comunidade acadêmica a preservar as ricas tradições dos povos indígenas e a apoiar a luta política por território e preservação do modo de vida indígena, em que a natureza é vista como um recurso vital a ser protegido para as futuras gerações.