Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IFES Viana promove 2ª edição do evento "Na Lábia da Escrita"
Início do conteúdo da página

IFES Viana promove 2ª edição do evento "Na Lábia da Escrita"

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2024, 23h08 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2024, 23h08

O hábito de ler desenvolve o raciocínio crítico, aprimora a memória e amplia o vocabulário. Nesse sentido, essa prática não se restringe à codificação de letras, mas, de maneira muito mais ampla, é um processo de compreensão e interpretação do mundo. Como forma de estimular nossos estudantes a desenvolverem a prática leitora e colher seus benefícios, o Ifes Viana realizou, no dia 26 de outubro, a segunda edição do "Na lábia da escrita", evento organizado pelo professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Yan Patrick Brandemburg Siqueira. Desta vez, a temática do evento foi o gênero poético.

A abertura do evento contou com a apresentação do sarau dos estudantes que participaram do Projeto de Ensino "Slam Poesia", também orientado pelo professor Yan. Em seguida, recebemos dois poetas para participarem de um Bate-papo com nossos estudantes: a jornalista e escritora Lívia Corbellari e o assistente social e produtor cultural Janio Silva. Enquanto a primeira escritora lançou o livro de poemas Carne Viva (2019), o segundo publicou os livros de poesia Bonde (2018) e Coração Sóbrio (2022). A partir de alguns poemas desses livros, que foram lidos e comentados em sala de aula, os estudantes, durante o bate-papo, tiveram a oportunidade de conhecer mais acerca da criação poética, bem como de tirarem algumas dúvidas sobre as diferentes interpretações dos textos poéticos.

Dessa maneira, o evento "Na lábia da escrita" destaca-se não apenas como uma forma de incentivar a leitura, mas também de aproximar leitores - nossos alunos e alunas - dos escritores capixabas. Estimular o apreço pelo livro e o reconhecimento da literatura é dever da escola, afinal, como já dito pela pesquisadora Marisa Lajolo: quem lê literatura, lê melhor o seu mundo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página