Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Viana participam de simulado de redação preparatório para o Enem
Início do conteúdo da página

Estudantes do Campus Viana participam de simulado de redação preparatório para o Enem

Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2026, 12h11 | Última atualização em Quarta, 28 de Outubro de 2026, 12h23

Atividade reuniu turmas dos terceiros anos e abordou temas como saúde mental nas escolas e valorização da carreira docente.

Nome da Imagem

Estudantes que se destacaram no simulado de redação. Da esquerda para a direita: João Vitor, Amanda Carlini Bermond, Luisa Alves e Gabriel Monte.

Os estudantes dos terceiros anos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Viana participaram, no dia 15 de setembro, de um simulado de redação voltado à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Organizada pelo professor de Língua Portuguesa Yan Siqueira, também responsável pela correção dos textos, a atividade propôs a produção de uma redação dissertativo-argumentativa em 1 hora e 40 minutos.

A iniciativa buscou familiarizar os estudantes com as exigências da redação do exame, com foco na compreensão da proposta temática, na organização dos argumentos e na elaboração de uma proposta de intervenção. O exercício também permitiu praticar o planejamento, a escrita e a revisão do texto dentro do tempo disponível.

O 3º ano A trabalhou com o tema “A importância da promoção da saúde mental nas comunidades escolares brasileiras”. Já o 3º ano B abordou os “Desafios para a valorização da carreira docente e para o enfrentamento da escassez de professores na educação básica brasileira”. As propostas estimularam a reflexão sobre questões sociais e o desenvolvimento da argumentação.

Para a estudante Luisa Alves, a experiência contribui tanto para o aprimoramento da escrita quanto para o controle do nervosismo. “Durante os simulados, consigo perceber quanto tempo preciso para interpretar o tema, organizar meus pensamentos, desenvolver o texto e revisá-lo. Também identifico em quais etapas demoro mais e como posso distribuir melhor esse tempo”, relata.

Gabriel Monte também destaca a oportunidade de exercitar a gestão do tempo. “Os simulados são muito bons pois ajudam bastante a lidar com o tempo curto e a pressão”, afirma. Já João Vitor ressalta que a atividade realizada na escola ajuda a manter a prática da escrita, que nem sempre consegue desenvolver em casa, e aproxima os estudantes das condições encontradas nos vestibulares.

Nesta edição, os estudantes João Vitor, Amanda Carlini Bermond, Luisa Alves e Gabriel Monte se destacaram pelo desempenho nas redações. A atividade integra a preparação das turmas para o Enem e reforça a importância da prática contínua da escrita ao longo desse processo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página