NAPNE
Índice de Artigos
O que é o NAPNE?
O NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, é um núcleo propositivo e consultivo formado por membros da CSP (Coordenadoria sociopedagógica) e por professores de diferentes áreas do saber.
O NAPNE tem como objetivo discutir e envolver a comunidade escolar em ações inclusivas, que zelem pelo acesso, permanência e êxito dos estudantes com deficiências, temporárias ou permanentes, no âmbito educacional. Essas ações abrangem o público-alvo da educação especial e possuem desdobramentos para toda a comunidade escolar.
Além dos representantes citados, podem integrar a equipe outros servidores do IFES e pessoas da comunidade escolar, preocupados com questões relativas à inclusão educacional dos estudantes.
Os integrantes do NAPNE - IFES Campus Avançado Viana, atualmente se reúnem na primeira quarta-feira de cada mês, em reunião denominada ordinária. Além da reunião ordinária, podem ocorrer outras, denominadas extraordinárias ou ampliadas, a depender de necessidades identificadas pelos participantes.
Funções
- Identificar, acolher, atender e acompanhar os estudantes com necessidades educacionais específicas, respeitando sua singularidade. Esse atendimento e acompanhamento devem ocorrer de maneira sistemática, com encontros, reuniões e outros expedientes sendo mobilizados periodicamente, de acordo com as possibilidades desse Núcleo.
- Realizar diagnóstico da demanda inicial apresentada pelos estudantes com necessidades educacionais específicas, com o objetivo de definir os procedimentos pedagógicos e institucionais necessários para apoiar o estudante com necessidades educacionais específicas com vistas a garantir sua permanência, participação e aprendizagem.
- Articular os diversos setores da Instituição nas atividades relativas à inclusão e diversidade, definindo prioridades, recursos financeiros, pessoas e todo material didático-pedagógico a ser utilizado.
- Participar de todo processo sobre inclusão e diversidade no campus, a partir dos editais para ingresso de estudantes no campus.
- Assessorar o preenchimento de documentos relacionados ao processo escolar dos estudantes.
- Propor aquisição de materiais técnicos e pedagógicos voltados para os estudantes com necessidades educacionais específicas.
- Primar pela manutenção e zelo dos materiais técnicos e pedagógicos voltados para os estudantes com necessidades educacionais específicas.
I – respeito aos Direitos Humanos;
II – educação de qualidade para todos;
III – acolhimento à diversidade;
IV – acessibilidade e autonomia;
V – gestão participativa;
VI – parceria com a comunidade escolar e com a sociedade civil;
VII – inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
I – identificar os discentes com necessidades específicas no campus;
II – orientar os discentes com necessidades específicas, bem como seus familiares, quanto aos seus direitos e deveres;
III – contribuir para a promoção do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos discentes com necessidades específicas que dele necessitarem;
IV – orientar os servidores e prestadores de serviços do campus quanto ao atendimento aos discentes com necessidades específicas;
V – contribuir para a promoção da acessibilidade atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e procedimental;
VI – promover junto à comunidade escolar ações de sensibilização para a questão da educação inclusiva e de formação continuada referente a essa temática;
VII – articular parcerias e convênios para troca de informações, experiências e tecnologias na área inclusiva, bem como para encaminhamento ao AEE;
VIII – contribuir para o fomento e a difusão de conhecimento acerca das Tecnologias Assistivas;
IX – colaborar com a Comissão de Processo Seletivo no sentido de garantir as adaptações necessárias para os candidatos com necessidades específicas que realizarão os exames de seleção para os cursos do IFES;
X – Assessorar outros setores do campus na promoção da acessibilidade de forma extensiva a toda a comunidade escolar;
XI – Contribuir para que o Projeto Pedagógico Institucional do Ifes contemple questões relativas à Educação Inclusiva e à Acessibilidade.
Alba Janes Santos Lima
Sinara Guedes
Sérgio Taquini
Rita de Cássia M. Ramos
Rosana Lourenço
Franciely Marinho
Contato:
E-mail: napne.via@ifes.edu.br
Telefone: 3083-4653
RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR nº 33/2020
RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 34/2017
Ficha de Encaminhamento de Estudante
Os Napnes de cada Campus do IFES fomentam e propõem ao longo do desenvolvimento de suas atividades, projetos voltados para o atendimento dos estudantes com necessidades educacionais específicas, envolvendo servidores, estudantes, pais e comunidade externa. Buscando divulgar, interagir e difundir estes eventos, ações e atividades, o DAPE reúne anualmente os relatos produzidos por equipe e os faz circular como uma estratégia de disseminação de práticas para o engajamento e implementação da política da inclusão na sociedade.
Veja abaixo as publicações mais recentes:
Redes Sociais