Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

NAPNE

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 15h13 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 10h05

Índice de Artigos

O que é o NAPNE?

O NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, é um núcleo propositivo e consultivo formado por membros da CSP (Coordenadoria sociopedagógica) e por professores de diferentes áreas do saber.
O NAPNE tem como objetivo discutir e envolver a comunidade escolar em ações inclusivas, que zelem pelo acesso, permanência e êxito dos estudantes com deficiências, temporárias ou permanentes, no âmbito educacional. Essas ações abrangem o público-alvo da educação especial e possuem desdobramentos para toda a comunidade escolar.
Além dos representantes citados, podem integrar a equipe outros servidores do IFES e pessoas da comunidade escolar, preocupados com questões relativas à inclusão educacional dos estudantes.
Os integrantes do NAPNE - IFES Campus Avançado Viana, atualmente se reúnem na primeira quarta-feira de cada mês, em reunião denominada ordinária. Além da reunião ordinária, podem ocorrer outras, denominadas extraordinárias ou ampliadas, a depender de necessidades identificadas pelos participantes.

 

Funções

- Identificar, acolher, atender e acompanhar os estudantes com necessidades educacionais específicas, respeitando sua singularidade. Esse atendimento e acompanhamento devem ocorrer de maneira sistemática, com encontros, reuniões e outros expedientes sendo mobilizados periodicamente, de acordo com as possibilidades desse Núcleo.

- Realizar diagnóstico da demanda inicial apresentada pelos estudantes com necessidades educacionais específicas, com o objetivo de definir os procedimentos pedagógicos e institucionais necessários para apoiar o estudante com necessidades educacionais específicas com vistas a garantir sua permanência, participação e aprendizagem.

- Articular os diversos setores da Instituição nas atividades relativas à inclusão e diversidade, definindo prioridades, recursos financeiros, pessoas e todo material didático-pedagógico a ser utilizado.

- Participar de todo processo sobre inclusão e diversidade no campus, a partir dos editais para ingresso de estudantes no campus.

- Assessorar o preenchimento de documentos relacionados ao processo escolar dos estudantes.

- Propor aquisição de materiais técnicos e pedagógicos voltados para os estudantes com necessidades educacionais específicas.

- Primar pela manutenção e zelo dos materiais técnicos e pedagógicos voltados para os estudantes com necessidades educacionais específicas.

 


 I – respeito aos Direitos Humanos;

II – educação de qualidade para todos;
III – acolhimento à diversidade;
IV – acessibilidade e autonomia;
V – gestão participativa;
VI – parceria com a comunidade escolar e com a sociedade civil;
VII – inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.


I – identificar os discentes com necessidades específicas no campus;

II – orientar os discentes com necessidades específicas, bem como seus familiares, quanto aos seus direitos e deveres;

III – contribuir para a promoção do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos discentes com necessidades específicas que dele necessitarem;

IV – orientar os servidores e prestadores de serviços do campus quanto ao atendimento aos discentes com necessidades específicas;

V – contribuir para a promoção da acessibilidade atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e procedimental;

VI – promover junto à comunidade escolar ações de sensibilização para a questão da educação inclusiva e de formação continuada referente a essa temática;

VII – articular parcerias e convênios para troca de informações, experiências e tecnologias na área inclusiva, bem como para encaminhamento ao AEE;

VIII – contribuir para o fomento e a difusão de conhecimento acerca das Tecnologias Assistivas;

IX – colaborar com a Comissão de Processo Seletivo no sentido de garantir as adaptações necessárias para os candidatos com necessidades específicas que realizarão os exames de seleção para os cursos do IFES;

X – Assessorar outros setores do campus na promoção da acessibilidade de forma extensiva a toda a comunidade escolar;

XI – Contribuir para que o Projeto Pedagógico Institucional do Ifes contemple questões relativas à Educação Inclusiva e à Acessibilidade.


Alba Janes Santos Lima
Sinara Guedes
Sérgio Taquini
Rita de Cássia M. Ramos
Rosana Lourenço
Franciely Marinho

 

Contato:

E-mail: napne.via@ifes.edu.br
Telefone: 3083-4653


RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR nº 33/2020

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 34/2017   


Carta de Serviços - NAPNE

Histórico do(a) Estudante

Ficha de Encaminhamento de Estudante


 

Os Napnes de cada Campus do IFES fomentam e propõem ao longo do desenvolvimento de suas atividades, projetos voltados para o atendimento dos estudantes com necessidades educacionais específicas, envolvendo servidores, estudantes, pais e comunidade externa. Buscando divulgar, interagir e difundir estes eventos, ações e atividades, o DAPE reúne anualmente os relatos produzidos por equipe e os faz circular como uma estratégia de disseminação de práticas para o engajamento e implementação da política da inclusão na sociedade.
Veja abaixo as publicações mais recentes:

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE, realizará no dia 25 de maio a Semana de Educação para Vida 

Aconteceu - Semana Educação para Vida

registrado em:
Fim do conteúdo da página