Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Atividades pedagógicas não presenciais
Início do conteúdo da página

Atividades pedagógicas não presenciais

Publicado: Sexta, 22 de Maio de 2020, 18h36 | Última atualização em Sexta, 11 de Setembro de 2020, 16h47

Índice de Artigos

O Campus Viana comunica que iniciará as atividades pedagógicas não presenciais (APNP's) no dia 25 de maio (próxima segunda-feira), seguindo as orientações da Resolução do Conselho Superior nº 1/2020 do Ifes, e após reuniões que envolveram a comunidade acadêmica. Com isso, o calendário acadêmico do ano letivo 2020 será retomado.

Encaminharemos aos alunos, dentro do prazo de até 48h que antecedem o início das atividades, o planejamento constando as atividades pedagógicas que serão ofertadas neste reinício. Estas atividades foram elaboradas pelos professores e analisadas pelo setor pedagógico e coordenadorias de curso, bem como discutidas com os alunos na webconferência do dia 15 de maio de 2020.

Esse processo será constantemente avaliado, respeitando-se os limites impostos pela pandemia COVID-19, pelas restrições de acesso à internet e outros fatores que ensejem atenção institucional.

Com relação ao acesso à internet, a Coordenadoria Geral de Ensino realizou a pesquisa junto aos alunos através de formulários online, identificando o acesso à informação por mídias digitais dos alunos do campus Viana. Em seguida, esses dados foram devidamente tratados por uma equipe de professores do nosso campus e, posteriormente, apresentados nas reuniões de planejamento que antecederam o reinício das atividades.

É importante que os alunos mantenham seus dados atualizados no portal do Sistema Acadêmico, principalmente e-mail e telefones de contato, e acompanhem os informes que são encaminhados. Acesse nosso site e redes sociais regularmente para se manter informado.

Os estudantes com necessidades educacionais específicas (AEEs) terão acompanhamento individualizado pela equipe do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas).

Estamos passando por um momento desafiador e atípico, mas juntos podemos superar as dificuldades e nos reinventarmos. Todos os servidores estão empenhados ao máximo para planejar ações e atividades que garantam acesso a todos os alunos e conservem sua saúde mental. Contamos com a compreensão de todos vocês.

Em caso de dúvidas sobre as atividades, entre em contato com o Coordenador do seu curso através do e-mail:


Coordenadoria do Curso Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio: ctieml.va@ifes.edu.br
Coordenadoria do Curso Superior de Logística: cstl.va@ifes.edu.br

Acesso aos documentos:

Resolução do Conselho Superior nº 1/2020 (Regulamenta e normatiza a implementação das atividades pedagógicas não presenciais)
ANEXO 1 – Planejamento do Curso Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio
ANEXO 2 – Planejamento do Curso Superior de Logística


O atendimento das demandas continua sendo realizado mediante solicitação por e-mail. Segue abaixo lista de contato dos demais setores do Campus:

Recepção: (27) 3083-4650 / 3246-1700 (Atendimento de 08h às 13h)

Comunicação Social: comunicacao.via@ifes.edu.br

Coordenadoria de Administração: cga.va@ifes.edu.br

Coordenadoria de Biblioteca: biblioteca.via@ifes.edu.br

Coordenadoria de Gestão de Pessoas: cggp.via@ifes.edu.br

Coordenadoria de Registro Acadêmico: cra.va@ifes.edu.br  Mensagens via Whatsapp: (27) 3083-4651 (Horário: 13h às 17h)

Coordenadoria Geral de Ensino: cgen.via@ifes.edu.br

Direção de Ensino: depe.va@ifes.edu.br

Gabinete da Diretoria: gabinete.va@ifes.edu.br


Confira abaixo a programação divulgada pelos professores:

26 de maio (terça-feira):

Materiais de apoio didático ao Projeto de Ensino Gripe Espanhola:

1 - A gripe espanhola no Espírito Santo

2 - Invivo - História - Pandemia de gripe de 1918

3 - La Dansarina - A gripe espanhola e seus efeitos sociais

4 - Revisitando a espanhola

5 - Uma comparação entre a pandemia de Gripe Espanhola e a pandemia de Coronavírus

6 - Atividades avaliativas para os estudantes

Link de acesso à sala: https://www.youtube.com/channel/UCqpjpY5BMEDceS3aTWyX6Ew
Vídeos do YouTube disponilizados em 01 de junho de 2020:

Lições da gripe espanhola: https://www.youtube.com/watch?v=qtllSx_gN9w

A gripe espanhola de 1918: https://www.youtube.com/watch?v=_gm66nW1Jek


29 de maio (sexta-feira):

Webconferência "Como surgiu o cinema e sua relação com as mídias sociais na atualidade" a ser realizada na sexta dia 29/05, às 10h com o convidado Márcio Sallem (Instagram @cinemacomcritica), crítico de cinema filiado à Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), à Online Film Critics Society (OFCS) e à Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), como uma das atividades do Projeto de Ensino Cinema e Prosa.

Link de acesso à sala: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ifes-viana-1

 


Ofertas de atividades pedagógicas não presenciais do Curso Superior de Tecnologia em Logística

Confira abaixo a programação divulgada pelos professores:

27 de maio (quarta-feira)

Webconferência da disciplina de Gestão de Custos, dia 27/05 às 19h, para os alunos do 3º módulo e da Dependência da mesma disciplina, com profº Gladyson.

28 de maio (quinta-feira)

Remetente: Adonai José Lacruz

Olá!
Espero que vocês e seus familiares estejam bem.
Nesta quinta (28 de maio) farei a apresentação e discussão do plano quinzenal de atividades não presenciais (disponível no Q-Acadêmico e no AVA). Nossa webconferência será no endereço abaixo:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/adonai-jose-lacruz-adonai-jose-lacruz

Peço que ingresse na sala usando seu nome e sobrenome. Além disso, se possível, que utilize fone e microfone.

Abaixo informo os horários por disciplina:
18h30 - Tecnologia da informação aplicada à logística e PRINT 5 (especificamente, Jéssica Batista)
19h - Gestão de compras (5º período)
20h - Análise e projeto de sistemas logísticos (3º período)

Att.
Adonai Lacruz

 


 

1 - O que é plano quinzenal de APNP?

O plano quinzenal de atividades pedagógicas não presenciais (APNP) é o documento que balizará as atividades de cada disciplina pelo período de 15 dias. Nele, o professor apresenta (com anuência do Coordenador de Curso e da Gestão Pedagógica) aos estudantes de sua disciplina a descrição das atividades a serem realizadas e os recursos a serem utilizados no processo de aprendizagem, carga horária ofertada e as formas de avaliação. Entenda como será construído o "Plano Quinzenal de Atividades Não Presenciais" no Art. 8º da Resolução do Conselho Superior nº. 1/2020.

2 - Como será feito o registro e envio das APNP's?

As atividades pedagógicas não presenciais serão registradas e enviadas, pelo Sistema Acadêmico ou pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Ava/Moodle integrado ao Sistema Acadêmico de acordo com o planejamento do professor de cada disciplina. Outras tecnologias educacionais poderão ser utlizadas de forma alternatva e/oucomplementar ao Sistema Acadêmcio e ao Ava/Moodle.

3 - Como atualizar meu e-mail no Sistema Acadêmico?

Para atualizar seu e-mail no sistema acadêmico acesse https://academico.ifes.edu.br/ e clique no ícone “Pedido de Alteração de Dados Cadastrais”.

4 - Como faço para tirar dúvidas sobre as atividades?

No próprio Ava/Moodle ou pelo envio de e-mail para os professores das disciplinas.

5 - Como acessar o Ava/Moodle?

O link de acesso ao sistema é https://ava.cefor.ifes.edu.br/. No sistema o aluno terá acesso às disciplinas nas quais está matriculado. O login é o nº de matrícula e a senha do primeiro acesso é Mud@r123. Importante: o e-mail precisa estar cadastrado no sistema acadêmico para que o estudante consiga acessar o Ava.

Confira a playlist preparada pelo Cefor para te auxiliar, caso seja seu primeiro acesso: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKz4fshrNwnW94UBKxNfIIqI4mnx34Kxo

Observação: o estudante poderá acessar o link da sala pelo computador ou baixar o aplicativo no celular (disponível no endereço: https://download.moodle.org/mobile/. No momento do download será solicitado o endereço de acesso que é: https://ava.cefor.ifes.edu.br/). Pelo aplicativo os alunos podem acessar as atividades de qualquer lugar, estando ou não online. Para tanto, é necessário acessar a internet para fazer o download dos materiais (Clique em painel, acesse o curso, clique no ícone 3 pontinhos no canto superior direito e escolha a opção Download do curso). Tudo o que o aluno fizer offline no aplicativo será sincronizado automaticamente quando conectado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página