Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Aconteceu : SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DO IFES VIANA 2021
Início do conteúdo da página

Aconteceu : SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DO IFES VIANA 2021

Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 19h28 | Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 14h53

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus Viana promoveu entre os dias 18 e 20/11 a Semana da Consciência Negra 2021, intitulada “Reflexões sobre a violência urbana e os impactos sobre a população negra no Espírito Santo”. A proposta do evento foi proporcionar a comunidade do Ifes Viana atividades acadêmicas e culturais para refletir a respeito da luta, histórica e atual, contra o racismo estrutural em nosso país e no Espírito Santo.

A Semana da Consciência Negra foi aberta com a palestra “‘Também morre quem atira’: desconstruindo narrativas sobre o genocídio da população negra nas comunidades periféricas de Vitória-ES”, ministrada pela Professora Dra. Luizane Guedes Mateus (UFES), realizada na quinta-feira (18/11) pela manhã. Na sexta-feira (19/11) pela manhã foi realizada a mesa redonda “’Aqui estou, mais um dia/sob o olhar sanguinário do vigia’: política prisional e o encarceramento da população negra no ES”, com a participação do Prof. Msc. Saulo Salvador Salomão (ACADEPOL/PCES e MPES) e Eliana Valadres (Frente Estadual pelo Desencarceramento ES). Essas atividades foram realizadas no formato remoto e transmitidas pelo canal do YouTube do Ifes Viana.

No sábado (20/11) pela manhã foram realizadas oficinas no formato presencial. Apesar das fortes chuvas, os estudantes compareceram ao campus em grande número para prestigiar as atividades. Foram realizadas as seguintes oficinas:

OFICINA: A DECOLONIALIDADE ATRAVÉS DOS CONTOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Responsável: Professora Thaís Dalapicola

OFICINA: RAP COMO FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA
Responsável: Jackson Ferreira

OFICINA: BATALHA DE RIMAS E A POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NO HIP-HOP
Responsável: Feijó

OFICINA: RESISTÊNCIA NEGRA PELO RESGATE DOS SÍMBOLOS SAGRADOS ANCESTRAIS
Responsável: Cleilton Pazini Santana

OFICINA: DECLAMAÇÃO DE POESIA URBANA E APRESENTAÇÃO DE SLAM
Responsável: Do Carmo

O Neabi Viana agradece pelo apoio da gestão do campus ao evento e também ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), Seção Ifes, pela contribuição financeira para o pagamento dos oficineiros do Hip Hop.​

ABERTURAmESA REDONDAPALESTRAWhatsApp Image 2021 11 25 at 13.19.54WhatsApp Image 2021 11 25 at 13.21.24WhatsApp Image 2021 11 25 at 13.24.02

registrado em:
Fim do conteúdo da página