Página inicial > Notícias > Aconteceu - Semana Indígena 2022 com jogos indígenas, salas temáticas e diálogo com lideranças indígenas de Aracruz - Neabi

Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 16h51 | Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 16h52

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), do Ifes Campus Avançado Viana, promoveu nos dias 31/07, 04 e 05/08 a edição de 2022 da Semana Indígena, intitulada “Tradição e Luta”. Essa atividade se insere entre as atribuições do Neabi na perspectiva de cumprimento da Lei Federal N° 11.645/2008, que determina que os estabelecimentos da educação básica abordem a história e a cultura dos povos originários do Brasil. O intuito dessa lei é potencializar o papel da educação básica no combate ao preconceito e às narrativas distorcidas a respeito dos povos originários do Brasil.

O evento contou com três momentos: 1a edição dos Jogos Tradicionais Indígenas do Campus Avançado Viana (JoTICAV) (31/07), apresentação de salas temáticas (04/08) e atividades acadêmicas com lideranças indígenas Tupinikim e Guarani de Aracruz.

Os JoTICAV foram realizados nas dependências do campus e contaram com modalidades: corrida de tora, cabo de força, cabeçobol (jikunahati) e peteca. As modalidades foram realizadas no formato masculino, feminino e misto. A primeira parte dos JoTICAV foi realizada no dia 37/07 e a parte final no dia 10/09, ambos em sábados letivos. Essa atividade proporcionou aos alunos conhecerem um pouco sobre os jogos indígenas e também vivenciarem as experiências que fortaleceram as identidades das turmas e também o desenvolvimento do espírito esportivo.
Os JoTICAV foi organizado por uma comissão formada por estudantes do campus Viana: Maria Luiza (1B), Kamilly (1A), Emanuelle (3A), Gustavo (2B), Larissa (3B), Thiago (1B), Rafaela (2A), Diego (3A), Alex (1A), Maui (2A), Mateus (3B) e Karine (2B). Além disso, foi criado um comitê de imprensa para divulgar informações sobre o evento: Murilo (3B), Thainá (2A), Alice (3A), Hellen (2B), Eduarda (1A) e Clara (1B).

No dia 04/08 os protagonistas na produção e difusão do conhecimento e saberes sobre os povos indígenas foram os estudantes a partir das salas temáticas. Na oportunidade, cada turma ficou responsável em pesquisar sobre um tema e expor para as demais turmas e também para os estudantes da EMEF Adamastor Furtado. Os temas foram os seguintes: “Mitos originários” (1°A), “Artistas e intelectuais indígenas”(1°B), “Contribuições dos povos indígenas para a cultura brasileira” (2°A), “Povos indígenas do Espírito Santo” (2°B), “Lutas atuais dos povos indígenas” (3°A) e “Diversidade étnico linguística e contextual dos povos indígenas” (3°B). As salas temáticas permitiram aos estudantes apropriarem-se de conceitos e informações a respeito dos povos originários do Brasil e ainda os socializarem para a comunidade interna e externa do campus Viana.

No dia 05/08, no auditório do campus Cariacica, foram realizadas duas atividades acadêmicas. Na parte da manhã os alunos assistiram à palestra “Povos Indígenas e educação intercultural”, promovida pela Professora Drª Khellen Cristina Soares, docente do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em formato online. O turno vespertino contou com um “bate papo” com representantes indígenas do Espírito Santo. Participaram da atividade o professor Glaudertone Barcellos, da etnia Karipuna (AP) e docente do campus Aracruz, as lideranças jovens da etnia Tupinikim Josiane Martins da Conceição e Diwarian Pego de Sousa, da Aldeia Caieiras Velhas (Aracruz) e também representantes da etnia Guarani da Aldeia Ka’agwy Porã (Aracruz). O diálogo com os indígenas oportunizou aos estudantes e servidores o acesso direto a falas de sujeitos que protagonizam a luta histórica e cotidiana pelos direitos dos povos originários em nosso país.

Além das atividades acadêmicas, os presentes no auditório do Campus Cariacica também prestigiaram atrações culturais como o coral Guarani e a banda formada por estudantes do campus Viana.

Por fim, o Neabi agradece a todos os servidores e estudantes do campus pelo apoio e envolvimento na Semana Indígena 2022. Em especial, aos professores Thalismar Gonçalves, Geisa Ribeiro, Rafael Marques, Alba Janes, Yan Siqueira e Pedro Barbalho, que se dedicaram a organização da Semana Indígena 2022.

neabi