Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Pesquisa

Publicado: Quarta, 25 de Março de 2020, 21h28 | Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2020, 13h25

Índice de Artigos

A Coordenadoria de Pesquisa (CPQ) do Ifes Campus Avançado Viana está vinculada à Diretoria de Pesquisa, Ensino e Extensão e é responsável pela coordenação das atividades de pesquisa do campus, em consonância com as diretrizes gerais do Ifes e alinhadas às demandas locais e regionais da comunidade e do setor produtivo.

Contato:

Aline Piovezan Entringer - Responsável

Portaria Nº 28, de 9 de março de 2020

E-mailaline.entringer@ifes.edu.br

Tel:(27) 3246-1700

 


Todos os projetos de pesquisa desenvolvidos no IFES Campus Avançado Viana, sejam eles com fomento financeiro externo, bolsas ou voluntários, deverão ser obrigatoriamente cadastrados no Sistema Integrado de Gerenciamento de Pesquisa do Ifes, o SIGPESq.

Documentos para formalizar propostas de projetos de pesquisa no SIGPESq:

Tem dúvidas em como cadastrar seu projeto de pesquisa no SIGPESq? Acesse aqui o guia para cadastramento de projeto de Pesquisa na plataforma SIGPESq.

A resolução do conselho superior nº 48/2015 estabelece normas e procedimentos específicos para Projetos de Pesquisa. Clique aqui para acessar essa Resolução.


Pesquisas que envolvem seres humanos como sujeitos participantes da pesquisa precisam de apreciação ética pelo Sistema CEP/Conep. O Sistema CEP/Conep é formado pelo Conep (autoridade nacional do Conselho Nacional de Saúde) e pelos CEP (autoridade institucional). É um sistema descentralizado no qual os CEP possuem autonomia de análise ética, excetuando os protocolos das áreas temáticas especiais.

A avaliação ética dos projetos de pesquisa considera que os interesses dos participantes da pesquisa devem ser respeitados em sua integridade e dignidade, de forma que a pesquisa seja desenvolvida dentro dos padrões éticos científicos. Nesse sentido, os dados da pesquisa só podem ser coletados após a apreciação ética do projeto.

A resolução CNS 466/2012 dispõe sobre as principais diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Nela você encontra, por exemplo, quais informações precisam estar no TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). Lembre-se que para pesquisas que envolvem crianças e adolescentes o TALE (Termo de Assentimento Livre e Esclarecido) também é necessário.

Ao elaborar o cronograma de execução das atividades da pesquisa, considere o tempo de aprovação do projeto no CEP/IFES. Confira aqui as datas de reuniões do Comitê de Ética do IFES (CEP/IFES).

 

Como submeter projetos para o CEP/CONEP?

A submissão de projetos de pesquisa para o CEP/CONEP é feita exclusivamente via Plataforma Brasil,  ferramenta de gestão do Sistema CEP/CONEP. A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registro, análise, monitoramento e controle de pesquisas envolvendo seres humanos.

Após o cadastro do projeto na Plataforma Brasil o projeto é enviado automaticamente ao CEP da Instituição proponente, acelerando a análise dos projetos e diminuindo o tempo de tramitação dos protocolos de pesquisa. A Plataforma permite o acompanhamento do processo em seus diferentes estágios, desde a submissão até a conclusão.

Clique aqui para ver as orientações para cadastro do pesquisador e dos projetos de pesquisa na Plataforma Brasil.

 Para saber mais informações sobre o CEP/IFES, clique aqui.  

 

 Projetos que não precisam de apreciação ética no CEP/IFES

Alguns projetos de pesquisa que utilizam metodologias próprias das Ciências Humanas e Sociais não necessitam de apreciação ética. Confira na resolução Nº 510/2016 quais projetos não precisam ser enviados ao CEP/IFES.


A Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua/Ifes) é um órgão colegiado que tem por finalidade analisar, aprovar e monitorar as atividades de ensino, pesquisa científica e extensão, que necessitem do uso de animais vertebrados (criação, manutenção e experimentação), assim como emitir pareceres e certificados, segundo a legislação nacional e à luz dos princípios éticos na experimentação animal, devendo cumprir e fazer cumprir, no âmbito do Ifes e nos limites de suas atribuições, o disposto pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

 Ceua é encarregado da avaliação ética de qualquer protocolo de pesquisa envolvendo animais, desde que este esteja em conformidade com os padrões metodológicos e científicos reconhecidos, que seja realizado com a participação de pesquisadores e estudantes do Ifes ou que mantenham convênio científico com o Ifes.

Todos os projetos de pesquisa e atividades práticas de ensino envolvendo a utilização de animais (filo Chordata, subfilo Vertebrata), no âmbito do Ifes, devem ser submetidos à análise pelo Ceua, e só podem ser executados mediante sua prévia aprovação.

Para maiores informações sobre a Ceua/Ifes, clique aqui.


Considerando a necessidade de estruturar ações relacionadas ao apoio e fomento das atividades de pesquisa do Ifes, a resolução do Conselho Superior nº 36/2010, de 23 de agosto de 2010, criou os programas de apoio à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes.

Nesta resolução foram estabelecidos quatro programas, a saber:

 

Acompanhe os editais internos do IFES. 

Editais externos podem ser encontrados nos sites da CAPES, CNPQ, FAPES.

registrado em:
Fim do conteúdo da página